Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Quero ser vegetariana 17 anos 7 meses atrás #606

olá meu nome é alice e quero ser vegetariana mas ñ sei como começar,já tentei parar mas só consegui reduzir um pouco ,recebi um folheto aqui em jaú e fiquei interessada em vcs me ajudem.obrigada



Alice


Oi Alice:
Como você não especificou qual tem sido seu problema em se tornar vegetariana, vou presumir que esteja achando dificil parar de comer carne. O que te levou a desejar se tornar vegetariana? De repente você se deu conta que carne são animais?

Quando uma pessoa vê um bife no prato dificilmente imagina que aquilo foi um dia um animal. É claro que se você perguntar todo mundo sabe que o bife é de vaca, mas a pessoa não associa com o processo. Isto porque da hora do abate até a hora em que o bife se encontra no prato, há uma série de pequenas etapas em que aquele pedaço de animal passa a ser um pedaço de comida.

A recomendação que lhe dou para se tornar vegetariana é a seguinte. O bife ou o frango parecem tentadores porque você já os recebe preparados, no prato. Gostaria que você fosse por si só até o açougue, ou de preferência comprasse a carne diretamente de um abatedouro. Não compre o frango já assado, rolando no espeto da avícola, compre o animal que ainda precisa ser limpo. Compre o bife e manipule a carne ainda suja de sangue. Separe você mesma os ossos da carne e os ligamentos Prepare você mesma a peça e após haver manipulado a carne crua, veja se ainda consegue comer.

Pode parecer maldade que eu tenha lhe recomendado este "tratamento de choque", mas na verdade não é.

Se a gente tem nojo de manipular, porque podemos levar à boca?

Se achamos errado o que se passa em um abatedouro, o que nos dá o direito de usufruir destes "produtos"?

Estas coisas fazem sentido pra você?

Existe uma lógica por trás do vegetarianismo e é justamente esta lógica que pode ajudar as pessoas que gostariam de se tornar vegetarianas.

Abraços

Sérgio Greif

PS: Caso minha resposta não tenha atendido às suas necessidades por favor volte a nos contatar, mas desta vez especifique mais sua pergunta.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Quero ser vegetariana 17 anos 7 meses atrás #614

Podes também ver uns vídeos que estão disponíveis em:
www.guiavegano.com.br/ativismo/index.html

Alguns são estremamente chocantes...foi com eles que deixei de comer carne!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Quero ser vegetariana 17 anos 7 meses atrás #616

Gostaria de saber quais as primeiras atitudes que uma pessoa deve tomar para
se tornar uma vegetariano.

O principal motivo do meu contato é verificar se você tem algum estudo ou
artigo sobre a ligação da matança de animais com a destruição do planeta
para me enviar...achei isto muito interessante.

Abraços,

Fabiana


Prezada Fabiana:

A primeira atitude que uma pessoa deve tomar para se tornar vegetariana é sem duvida abdicar do consumo de todo tipo de carne, seja ela carne bovina, de frango, peixes, frutos do mar, etc.
Como substituir estes alimentos?
Se observarmos bem, familias que variam bastante sua alimentação costumam consumir uma variedade de 9 ou 10 pratos que se alternam ao longo da semana.

Destes pratos, 3 ou 4 já são vegetarianos por excelência (arroz, feijão, saladas, etc), ou podem tornar-se vegetarianos apenas tirando o presunto ou o atum. O feijão não precisa de bacon, toucinho ou banha para ficar gostoso.

Cerca de 3 outros pratos são preparações que não necessariamente são vegetarianas, mas que podem se tornar vegetarianas facilmente. Por exemplo, massas com molho de carne podem ser consumidas apenas com molho vermelho, incrementado com verduras cozidas ou champignon. Uma lasanha de presunto e queijo pode se tornar uma lasanha de queijo ou melhor ainda, de tofu com milho, caso você esteja também pensando em deixar de consumir leite e derivados.

Mesmo receitas em que carne seja o prato principal (bife, strogonoff, etc) podem ser preparadas com proteina de soja ou gluten. Três das receitas que as familias em geral consomem inevitavelmente levam carnes e estas deverão ser substituidas completamente. Para isso, temos vários livros de receitas vegetarianas que podem ajudar com receitas.

Nutricionalmente uma dieta que siga tal padrão é adequada, porque contempla o consumo de cereais, leguminosas, verduras e legumes, fontes importantes de proteinas, vitaminas e minerais.

Em breve estaremos disponibilizando no site da SVB material relacionado aos impactos ambientais de uma dieta centrada na carne.

atenciosamente

Biol. Sérgio Greif
Depto. de Meio Ambiente
Sociedade Vegetariana Brasileira

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.118 segundos