Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Você ainda come carne? 17 anos 4 meses atrás #750

O Texto à seguir foi publicado no site "Florais e Cia" www.floraisecia.com.br

VOCÊ AINDA COME CARNE?
Autor: Sergio Greif

- O consumo de carne e outros produtos de origem animal, está associado a uma maior incidência de doenças crônicas degenerativas doenças cardíacas, diabetes, canceres, gota, osteoporose , doenças renais, etc.);
- O consumo de maiores quantidades de vegetais está associado à melhor saúde e maior longevidade;
- Vegetarianos não apresentam carências nutricionais diferentes das que ocorrem na população não vegetariana;
- Na carcaça de um animal, ocorrem os mesmos microorganismos que proliferam no cadáver de um ser humano. A putrefação da carcaça de um animal libera as mesmas substâncias liberadas quando da putrefação de um cadáver humano;
- O cozimento ou outra preparação de carne, apenas interrompe, temporariamente, este processo putrefativo. O mesmo se reinicia quando as temperaturas baixam;
- Peixes e frango apodrecem mais rapidamente que a carne vermelha, portanto, por este ponto de vista são menos "saudáveis" que a carne de boi;
- Aquilo que associamos como "cheiro de peixe", nada mais é do que a liberação de cadaverina e putrecina, odores característicos do apodrecimento do animal. Mesmo o peixe "fresco" libera estes odores, o que demonstra que o que consideramos fresco, já está apodrecendo.
- Pessoas que comem carne vão menos ao banheiro (o tempo de retenção intestinal de carne e outros alimentos é de uma semana ou mais). Isto significa que, mesmo que a pessoa vá ao banheiro todos os dias, a carne que ela comeu hoje só sairá em uma semana.
- Vegetarianos vão ao banheiro todos os dias, devido à sua dieta de fibras. O tempo de retenção é de apenas poucas horas. As conseqüências disto, entre outras, é que vegetarianos sofrem muito menos de cancer de colon.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Você ainda come carne? 17 anos 4 meses atrás #751

Prezados amigos
Agradeço as informações sobre as vantagens de ser vegetariana. No entanto, gostaria de colocar algumas informações, que para mim são equivocadas.
Como vegetariana e conhecedora do assunto, marquei o texto onde está o equívoco (abaixo).
A carne de peixe do mar contém uma substância nitrogenada no músculo chamada de óxido de trimetilamina (OTMA) que caracteriza o cheiro de marisia. Os peixes de rio não têm. Após ser capturado o peixe morre por asfixia e depois do "rigor mortis" o OTMA, se decompõe mais rápido do que as proteínas mais complexa. Após, alguns dias, mesmo no gelo, forma amônia, que é extremamente desagradável, ficando impróprio para o consumo. A gordura do peixe também se oxida mais facilmente, por ter as cadeias de ácidos graxos mais simples. Por esse fato o pescado congelado ou salgado apresentam o gosto amargo ou rançoso. Por isso perde as qualidade para o consumo.
Atenciosamente,
Sheila Moraes (médica-veterinária)
>


Oi Sheila

Claro que outras aminas e compostos nitrogenados contribuem para o cheiro do peixe. Estas mesmas aminas (putrescina, cadaverina e trimetilamina) são também encontradas em mulheres que sofrem de vaginose bacteriana.

O que quis dizer é que aquilo que as pessoas percebem como cheiro ou gosto de peixe é na verdade resultado da decomposição de sua carne. O peixe fresco, de água marinha ou doce, possui um cheiro que muitas pessoas gostam. Este cheiro é o mesmo de quando ele apodrece, mas neste caso há uma acentuação do odor, o que o torna desagradável. A diferença é que os peixes de água doce encontram-se em pH mais baixo, o que torna a volatilização dos compostos mais demorada, mas só porque são menos perceptíveis não quer dizer que não estejam lá.

abraços

Sérgio Greif

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.115 segundos