Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

Re: B12 16 anos 11 meses atrás #1087

Pessoal,

Também sou novo e já estou a 22 dias sem comer carne, e gostaria de saber. se posso tomar o Complexo B da Sundown?

americanas.corpoperfeito.com.br/produto/...x_(100_tabs)_Sundown

Grato,
Mozart

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: B12 16 anos 10 meses atrás #1120

Ludmila, abaixo um trecho do livro "Alimentação Sem Carne" do Dr. Eric Slywitch, médico nutrólogo e vegetariano.

A dieta vegetariana costuma ser bem mais alcalinizante do que a onívora, poupando a massa óssea. O consumo de frutas e verduras (que têm efeito alcalizante) mostra efeito positivo na saúde óssea.


Resumindo você provavelmente terá menos problemas de osteporose ou até mesmo nenhum problema. O que se ve por ai é que a maioria das mulheres são onívoras e assim mesmo tem graves problemas de osteporose, mesmo comendo tomando muito leite e comendo todo o yogurt que podem.

Dicas para reter calcio:

1- Prefira cebolinha em vez de cebola, assim como outros temperos verdes (salsa, hortelã, oregano).
2- Pegue sol regularmente.
3- Evite alimentos com acido oxálico (ex.: chocolate, beterraba)
4- reduza a ingestao de sal
5- Praticar de atividade fisica
6- Evite consumir mais de 200ml de alcool por semana
7- nao fume

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: B12 16 anos 10 meses atrás #1121

Mozart,

Se voce ainda está no inicio da migração de uma dieta onivora para uma dieta vegana ou ovo-lacto vegetariana, não precisa se preocupar com suplemento de B12 por enquanto. Esta vitamina é armazenada no figado por anos, voce pode esperar pelo menos mais 6 meses para adotar algum tipo de suplementação de B12.

Sobre sua pergunta especifica, não temos informação se o dito laboratório testa em animais. Com relação a dosagem de B12 parece ser adequada, porém tem que lembrar de tomar todo dia, já que é via oral.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

... 16 anos 10 meses atrás #1127

Essa é a minha primeira participacao. Já li todo o texto sobre a vitamina B12 e um pouco mais! Minha questao é a seguinte:

Alem das razoes eticas para nao se consumir carne, há o "beneficio" para a saude. Mas se é um beneficio, nao deveria haver a necessidade de se fazer suplementacao dessa vitamina. Isso pra mim parece um claro sinal! E é justamente por este motivo que estou dedicando grande parte do meu tempo em busca de materias sobre o assunto. (e juro nao entender pq praticamente ninguem se questiona sobre isso!)

Transcreverei um trecho do unico texto que foi capaz de me dar uma luz:

"Estudos sugerem que a vitamina B12 já foi um dia presente no solo, água e plantas, até ao advento da agricultura moderna e das técnicas de processamento de alimentos. Alguns estudos mais recentes mostram que plantas cultivadas organicamente podem conter algumas quantidades significativas."
Fonte: www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=23

Alguem teria acesso a estes tais estudos? Livros, site, qquer coisa!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: B12 16 anos 10 meses atrás #1128

Mitra,

Tudo indica que o problema da B12 se de por causa de nosso modo de vida extremamente limpo, com higeinizações das mais variadas, beneficiamento de alimentos etc.

Os alimentos de origem animal por serem muito contaminados por microorganismos durante grande parte da vida do animal conservam o subproduto desta contaminação ao serem abatidos, a B12.

Nos vegetais esta não existe internamente, apenasna superficie que é lavada.

No entanto não é seguro consumir organicos sem higienizar pensando que esta consumindo B12, com o agranvante de poder pegar doenças devido a algum tipo de contaminação.

As suplementações são indicadas por médicos tanto a carnivoros quanto a vegetarianos em diversos casos, pois nem todos tem a mesma absorção de nutrientes, nem todos se alimentam corretamente e no caso especifico da B12, após os 50 anos deve ser suplementada tanto em carnivoros quanto em onivoros, devido a natural queda na absorção, mesmo que se coma carne ou derivados.

A B12 em suplementos não é um simples coquetel quimico, é produzida até que de uma maneira bem natural, pois são usadas bacterias em vitro para a produção desta vitamina.

A ideia romantica de que o corpo humano é perfeito, que tudo pode ser conseguido de maneira natural, pode nao ser interamente real. O ser humano passou muita fome durante sua evolução, quase sempre esteve desnutrido, com deficiencias diversas de nutrientes, ainda assim sobrevive bem por um tempo razoável, o que a ciencia da nutrição hoje propoe é otimizar ao maximo esta ingestão de nutrientes para que nada falte e assim aumentar drasticamente a qualidade de vida e tambem a longevidade.

Muitos vegetarianos estritos desdenham a B12, de fato pode-se passar decadas sem sentir nenhum sintoma de anemia de B12, porém isto não é seguro, um dia a casa cai.

Os suplementos existentes hoje sao confiáveis, em especial o injetável que é muito barato e é a B12 pura, sem outros quimicos normalmente presentes em comprimidos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: B12 16 anos 10 meses atrás #1130

Alex, obrigada pela resposta.

Vc confirmou o trecho que eu transcrevi, mas se houvessem fontes para confirmar ou esclarecer melhor essa teoria, seria otimo.

E de qquer forma, tem ainda alguns buracos nessas explicacoes.

Parece que há alguns vegetarianos que alem de desdenharem a B12, encontram, sabe-se lá como, uma forma de se manterem saudaveis sem fazer uso de suplementos. Conheci e conheço pessoas assim. Uma vida inteira de vegetarianismo e sem sinais de anemia!

Bom, enquanto nao encontro dados concretos, serei mais uma a "desdenhar" a B12. Mas meus estudos sobre ela continuarao!

E até peço a vc, que se puderes me ajudar, caso encontres qquer material sobre o tal estudo a que me referi no post acima, disponibilize-o no forum.

Agora uma duvida: sabes dizer qual a funcao da B12, que é produzida no nosso intestino grosso, já que nao somos capazes de absorve-la?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.132 segundos