Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Pães, massas e etc não contém leite e ovos?/Pai-problema 17 anos 1 mês atrás #936

Olá ^^

Sou novo aqui no fórum e estou tornando-me aos poucos (progressivamente) em vegetariano, talvez vegan (calma, um passo de cada vez XD)

A questão é que estou pensando no comer ou não comer ovo (desculpe a ignorância, mas em leite não vejo grandes problemas, outras opinões serão muito bem-vindas!). Penso pelo lado religioso (sou pagão -sem religião definida, algo que lembra vagamente o wicca - ) e também ambiental (sacrificar uma vida sem necessidade, ou pelo menos o começo d uma ^^)

Bem, mas acontece que na fabricação de pães e massas são usados ovos e leites! Então, ser um vegan restringe muitas coisas, dá muito trabalho (e temos que adimitir que é um estilo de vida mais caro).

Tenho 16 anos e vou dando dicas aos meus pais q do que está acontecendo (já avisei que parei de comer carne, recomendo pão e arroz integral mas eles parecem ignorar, não mudam a rotina da casa, acham que é só uma fase ¬.¬)

Minha pergunta é: como se posicionam o vegan com pães e massas? Existem vegan-pães?"Podem" comê-los? E como posso mudar os hábitos da casa? (Sim, mais tarde eu irei a um nutricionista ^^)

Obrigadooooo! ^^ :lol:

PS: Eu detesto soja e tudo que contém (leite, hambúrgues , iogurte, tudo!) e também o queijo (menos cheddar e mussarela derretida). Dá pra ser vegetariano sem soja e queijo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Pães, massas e etc não contém leite e ovos?/Pai-problema 17 anos 1 mês atrás #954

Olá,

Bem vamos por partes... como diria Jack...

1- Pode-se sim fazer pães e massas sem o uso de ovos e leite. O ovo geralmente é usado para dar liga na massa, outros produtos de origem vegetal podem ser utilizados para isto veja o tópico abaixo:

www.guiavegano.com.br/forum/viewtopic.php?t=269

O Leite existe muitos leites vegetais além do de soja, receitas de leites vegetais podem ser achadas aqui:

www.guiavegano.com.br/receitas/leitevegetal/index.html

Receitas de pães sem ovo ou leite podem ser achadas aqui:

www.guiavegano.com.br/receitas/paes/index.html

2- Sobre a questão ética do uso de ovos ou leite, acho que fica dificil explicar em poucas palavras, resumidamente existe muito sofrimento e eventualmente o sacrificio do animal sim, acho que o ideal é você assistir o documentário "A Carne é Fraca", já está disponível no You Tube, em 6 partes, basta assistir, link segue abaixo:

www.youtube.com/results?search_query=a+carne+%C3%A9+fraca

3- A culinária vegetariana não é restritiva, na verdade é muito rica, variada, o que ocorre é que é desconhecida para a maioria das pessoas, acostumadas a comprar congelados prontos no supermercado, fritar hamburgers e comer batata frita. Para ser vegetariano é bom pesquisar e experimentar coisas novas, novas receitas, a internet está cheia delas totalmente gratuitas, existe excelentes livros caso queira comprar, e estão começando a aparecer muitos cursos e vídeos sobre o assunto.


4- Sobre a questão de ser uma dieta cara, depende muito, depende se você vai querer comer só industrializados, alimentos mais difíceis de conseguir, isto encarece. Veja bem, como é uma dieta rica e variada, tem para todos os gostos e bolsos, conheço vegetarianos super humildes, porém estes se conformam com o trivial, arroz, feijão, uma salada, as vezes umas frutas, poucos industrializados, da pra ser criativo. Por outro lado se você pode gastar um pouco mais, pode se dar ao luxo de comprar industrializados, ir a restaurantes caros, da pra se fazer uma culinária Gourmet Vegetariana.

Bem resumidamente é isso... 8)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

^^ 17 anos 1 mês atrás #955

Muito obrigado pela resposta, ajudou muito.
Agredeço a preocupação e a atenção /o/

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

leite 17 anos 2 semanas atrás #996

Olá,
Sou vegetariana e tento me tornar vegana, mas enfrento o mesmo problema em casa.
Em relação ao consumo de leite (que eu estou tentando parar), além da vaca ser forçada a ficar constantemente grávida, sentir dores nas tetas e ter infecções, uma vaca normal tem uma vida de aproximadamente 20 anos, enquanto as que são usadas para dar leite vivem uma média de 04. E o pior, seus filhotes têm uma vida horrivel para sustentar o mercado de vitela!
Aconselho visitar o site: www.institunoninarosa.com.br, lá tem como é feita a produção de cada tipo de carne.
Boa sorte!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Pães, massas e etc não contém leite e ovos?/Pai-problema 17 anos 3 dias atrás #1019

eita.. os problemas em casa sao algo que todo vegan deve aprender a afrontar. de fato nao é simples já que há certa rejeiçao por parte dos pais ou demais pessoas que conhecem o termo vegan por meio dos outros, neste caso nós.
Cada vegan ou aqueles que desejam sé-lo obtiveram informaçoes por conta propria e cutucaram info de todo quanto é canto pra saber mais sobre isso, principalmente da internet, que é um meio de comunicaçao odiado por nossos pais. Daí vêem parte da rejeiçao tao forte. O importante em casa, ao menos, é manter as cosas em paz. Assim como tem lares que rejeitam a idéia de verem seus filhos se tornarem vegans, há outros que aceitam de boa maneira a decisao dos filhos. mas é importante que na hora de falar sobre este assunto, deve-se deixar de lado a susceptibilidade e a emoçao, pra que nossos pais vejam que a nossa decisao é definitiva e que é por uma bom motivo que deve ser defendido como é o nao uso de outros animais como objetos.

até mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Pães, massas e etc não contém leite e ovos?/Pai-problema 17 anos 3 dias atrás #1020

Rovaneva,
Concordo plenamente com você quanto a manter a paz em casa e principalmente explicar aos pais como isso não afetará negativamente a saúde. O problema é quando os pais acham que esta não é uma causa legal, como é o meu caso. Mas ainda assim podemos conseguir apoio e aos poucos mostrar as vantagens de dietas vegetarianas.
Boa sorte e até mais!!

"Seja a mudança que deseja ver no mundo."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.136 segundos