Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Saiba quem são os bishnuis 18 anos 1 semana atrás #251

As pessoas sempre se referem à India como um país de vegetarianos mas, na verdade, exceto pelas vacas que recebem uma proteção especial bastante questionável (pretendo falar sobre este assunto mais à frente), os indianos são exportadores de carnes diversas (ovinos, caprinos, camelo, etc). Muitos indianos que se dizem vegetarianos comem peixe e frango. Mas existem, é claro, muitos hindus que ainda praticam um lacto-vegetarianismo sincero, mas isto não parece mais ser exig~encia de sua religião.

Porém, outros grupos menos conhecidos são obrigatoriamente vegetarianos. É o caso da seita "bishnui" e dos jainistas. A seguir falarei um pouco sobre os bishnuis. O Bishnuismo foi fundado no século XV pelo Guru Jambho, nos desertos do Rajastão. Além de praticantes do vegetarianismo, os bishnuis são também conhecidos por sacrificarem suas proprias vidas pela preservação dos animais e das florestas. Todos os anos eles celebram a morte de 363 pessoas que foram mortos em uma vila em Joghpur, tentando salvar as árvores que estavam sendo cortadas pelos homens do rei. Até hoje bishnuis são mortos na tentativa de salvar animais de caçadores.

Os bishnuis seguem 29 principios comunitários. Alguns deles podem parecer estranhos, mas podem ser devidamente explicados:

1. Separar a mãe do bebê por 30 dias após o nascimento;
2. Manter a mulher livre de seus afazeres durante a mestruação;
3. Tomar banho todas as manhãs;
4. Manter a pureza interior e exterior;
5. Meditar duas vezes ao dia, ao nascer e ao pôr do sol;
6. Bendizer as glórias e virtudes do deus (Vishnu) todas as tardes;
7. Oferecer obrações de fogo com coração cheio de sentimentos de bem-estar, amor e devoção;
8. Utilizar apenas água e leite filtrado e somente acender o fogo em lenha ou estrume totalmente livre de insetos;
9. Filtrar sua fala (ou seja, pensar antes de falar);
10. Seja prestimoso;
11. Seja compassivo;
12. Não roubar;
13.Não falar pelas costas, nem condenar ninguém;
14. Não mentir;
15. Não entrar em discussões infrutíferas;
16. Meditar e jejuar no dia da lua nova;
17. Recitar o nome sagrado de Vishnu;
18. Ter compaixão por todas as formas de vida;
19. Não cortar árvores verdes;
20. Afastar os inimigos da alma humana (preguiça, raiva, inveja, apego a coisas materiais, etc);
21. Somente consumir alimentos preparados por si mesmo ou por outras pessoas puras de coração e trabalhadoras;
22. Manter santuários para os animais, de forma que eles não sejam mandados para abatedouros (os bishnuis chamam o santuário de animais de thhat, os hindus os chamam de gaushala);
23. Não castrar os touros;
24. Não usar opio nem derivados;
25. Não usar tabaco nem derivados;
26. Não usar maconha;
27. Não beber alcool;
28. Não comer carne nem pratos não vegetarianos;
29. Não utilizar roupas azuis (hehe, esta é boa, mas há uma explicação. É que as roupas azuis eram obtidas do indigo, o que eles devem ter considerado anti-ecológico. Além disso, os hindus associam o azul á morte).

Bom, estes são os bishnuis

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Saiba quem são os bishnuis 18 anos 14 horas atrás #272

Olá!


Gostei muito do seu texto. Quando que você vai falar sobre a proteção animal bastante questionável?



Att.


Arss

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Saiba quem são os bishnuis 17 anos 11 meses atrás #284

Oi ARSS

Você me perguntou sobre porque questiono a proteção que os hindus fazem às vacas. O caso é que há um senso comum de que as vacas são animais felizes na Índia, e que lá eles bebem leite e que isto não é nenhum problema, porque as vacas são protegidas. Nada mais distante da realidade.

Andei visitando sites de 'goshalas' (ou gaushalas), na internet. Goshalas são santuários que recebem as vacas abandonadas, depois que acaba seu periodo reprodutivo. É que muitos hindus recusam abater suas vacas por motivos religiosos e não podem ficar com elas em suas pequenas fazendas quando estas não servem mais pra dar leite, pois estas precisam ser substituidas por vacas novas. Assim, eles simplesmente as
soltam. As outras fazendas não as recebem pelos mesmos motivos que elas foram soltas (elas não produzem leite). Então estas vacas ficam pelas estradas ou vão parar nas cidades, onde atrapalham o trânsito e vivem de assaltar feiras livres.

Hindus piedosos mantém as goshalas, as vezes com terras cedidas pelo
governo. O problema é que a Índia possui o maior rebanho bovino do mundo. Não é um rebanho cuja criação se destina ao corte como o brasileiro, é um rebanho utilizado para a produção de leite. Acontece que o gado zebu, que a Índia possui, não tem aptidão para o leite, sendo que cada vaca produz por dia apenas 3-5 litros. Resultado, é necessário muito mais vacas para satisfazer a sede indiana por leite. Mais vacas produzindo leite significa mais bezerros nascendo.

Em todos os países do mundo, a produção de leite está intimamente relacionada com a industria da carne. Na índia não é diferente. Lá os rebanhos se reproduzem sem nenhuma restrição, porque os hindus associam as vacas á fertilidade e não percebem que estão com um problema social, econômico e ecológico nas mãos.

É óbvio que as goshalas não podem absorver todas as vacas que sairam de seu período reprodutivo e todos os bezerros machos que nascem (e que não servem para produzir leite). Um outro agravante, dentro destes santuários os machos e fêmeas não são separados e continuam se reproduzindo lá dentro. Os hindus simplesmente não interferem com a reprodução destes animais e isto significa muitos animais mesmo.

Se os hindus respeitassem de fato as vacas, abandonariam este hábito de beber leite. "Uma vaca é como uma mãe", dizem eles, e eu concordo, a vaca é uma mãe que não dá leite se não tiver um bezerro. A Índia simplesmente não tem o que fazer com tantos bezerros e com tantas vacas que não servem mais para ficar na propriedade de pequenas familias. Estes animais sofrem com o abandono.

A gaushala é apenas uma tentativa de salvar poucos. Olhei nos sites e a que possui maior número de vacas tem mil. A outra que vi, mantida por jainistas, tem 33 vacas. Isto para um pais que possui um sexto
de todo o rebanho bovino do mundo não é nada. É claro que "aqueles que salva uma vida salva um mundo inteiro", não vejo problema na goshala, mas sim em todo o sistema caótico de "proteção" as vacas. Caótico não porque intensiona proteger as vacas, mas porque quer fazê-lo insentivando o consumo de leite. E de fato, as vacas não são protegidas na Índia, independente do que possa-se pensar. Acesse o site Ministério da Agricultura de lá dahd.nic.in/stat_files/table_11.htm
<dahd.nic.in/stat_files/table_11.htm>; e veja que na Índia as vacas são comidas, ou sua carne é exportada.

Veja também este documento da FAO www.fao.org/ag/againfo/resources/en/publ...r_briefs/lsb_IND.pdf <www.fao.org/ag/againfo/resources/en/publ...riefs/lsb_IND.pdf>;

Já vi Hare Krishnas criticando esta posição do governo indiano de matar suas vacas, mas o que que eles queriam que se fizesse. A culpa é de quem bebe o leite. Esta carne é mero sub-produto do gado de leite e entendo que a exportação de animais remanecentes seja a unica alternativa econômica e ecológica viável. Para acabar com este ciclo vicioso, só parando de beber leite mesmo.

Entendo que as religiões que defendem o vegetarianismo sejam religiões iluminadas e até certo ponto mais bem vindas do que as religiões que se impõe de maneira agressiva ou proclamam sua superioridade, mas a Índia está com um problema grande nas mãos, e isto nada tem a ver com o Paquistão.

Abraços

Sérgio Greif
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: catfamily

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Saiba quem são os bishnuis 12 anos 2 meses atrás #3038

Muito interessante os princípios dos bishnuis, pena que eles ainda são pouco conhecidos. Ainda bem que temos você aqui na comunidade para nos por a par dessas culturas veganas um tanto distantes de nossa realidade.
Outro ótimo artigo sobre o "respeito" pelas vacas na Índia e seu suposto vegetarianismo que todos admiram. Nunca tinha visto desse ponto de vista. Realmente, será que vale a pena beber o leite da vaca na Índia e depois deixar o país no caos que se encontra, sem destino para esses seres?
Depois que conheci as ideias do veganismo, fiquei pensando porque a nossa sociedade é tão especista. É difícil de acreditar que tudo isso é apenas um costume, motivado pelo sabor desses produtos animais e pela vida social. Porque defendemos tanto o bem-estar de alguns animais, enquanto outros crescem em sofrimento e morrem para termos o prazer de comê-los? Será que apenas nossos animais de estimação sentem dor, são racionais e gostam de receber atenção?
Depois de ter desabafado algumas ideias, um abraço a todos da comunidade e até a próxima!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Saiba quem são os bishnuis 12 anos 2 meses atrás #3043

Muito interessante mesmo, nunca tinha me ligado nesse fato, pouco sabia sobre.

Vou ler novamente mais tarde com mais atenção... que situação triste, não é? Pobres vaquinhas, abandonadas nas ruas a mercê da boa vontade de poucos. Pegando cachorros de rua para cuidar, nos últimos anos, percebo o quanto é cruel esse descaso e me sensibiliso muito por todos esses animais.

A dieta/consumo vegan e os cuidados direcionados a eles infelizmente é tudo oq posso fazer no momento... mas já é algo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por thaisferreirinha.

Re: Saiba quem são os bishnuis 12 anos 2 meses atrás #3046

O mais interessante nisto tudo é que não precisamos tomar leite depois dos 3 anos de idade. A natureza já providenciou que as enzimas que digerem o leite, como a lactase por exemplo, só são produzidas no nosso organismo até esta idade. Em sociedades primitivas, as mulheres amamentam os filhos exclusivamente por períodos de até 2 anos, quando a fertilidade volta espontaneamente, aí, engravidam novamente e só encerram a amamentação daquela criança quando iniciam a do novo filho. Por isto é que biologicamente não somos aptos para tomar leite, muito menos de outra espécie, depois dos 3 anos de idade. O equilíbrio do cálcio no organismo depende de uma ingesta ( que pode perfeitamente ser de origem vegetal), dos níveis de Vit D ( obtidos pela exposição ao sol diária e não excessiva), de não consumir alimentos que não possuem inibidores da absorção do cálcio ( fitatos e oxalátos) e de uma atividade física de impacto.
Se o leite fosse tão fundamental, os onívaros tomadores de leite não teriam osteoporose, doença que acomete mulheres e homens indistintamente a partir do 45 - 50 anos, mesmo que tenham tomado leite a vida toda e ainda continuem fazendo. Lembrar que o leite é alergênico, contém gorduras em proporções inadequadas ao consumo humano.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.144 segundos