Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me

TÓPICO:

Re: Jesus: Especista? 12 anos 3 meses atrás #3294

Então... Alguns aqui do fórum já me disseram que sou especista, porque eu assumo que entre uma vida humana e uma vida animal, eu salvo a humana.

Eu quero entender a maneira que o pessoal entende a palavra especista, pq, se a assumirem como "acreditar que determinada espécie é superior a outras", então eu devo aceitar tal denominação a meu respeito, pq eu acredito que certas espécies são mais evoluídas umas em relação às outras. Mas, se assumem especista como "achar-se do direito de explorar e fazer oq bem entender às espécies que considera menos evoluídas", então eu devo me defender, pq eu não penso assim... se pensasse, não seria vegan em pró dos animais, não é mesmo?

Eu sou espírita, já disse... O espiritismo trata muito da espiritualidade e evolução espiritual dos seres. De modo que, evolutivamente falando, seria algo como: Homens são espiritualmente mais evoluídos que bois, bois são espiritualmente mais evoluídos que aves, aves são espiritualmente mais evoluídas que peixes e peixes são espiritualmente mais evoluídos que insetos, que por suas vez são espiritualmente mais evoluídos que plantas e plantas são espiritualmente mais evoluídas que minerais. Basicamente vemos que, quanto mais desenvolvido o sistema nervoso de um ser, mais evoluído espiritualmente ele é (estou sendo sucinta, ok, gente? A coisa seria mais complexa que isso)

Daí eu afirmar que, entre um homem e uma vaca, eu salvaria o homem, entre uma vaca e um pombo, eu salvaria a vaca, entre o pombo e um peixe, o pombo e assim por diante.

Numa situação em que nossa escolha fosse necessária (se não fosse possível salvar ambos), teríamos que escolher, certo? Por isso eu acho válida essa noção de prioridade que eu tenho para mim. No entanto, não significa que eu acho certo explorar um peixe e tirar vantagem dele só pq eu sou espiritualmente mais evoluída, entendem?

Afinal, na realidade, cada um seguiria um parâmetro para fazer a tal escolha (alguns escolheriam salvar a vida de um cachorro e não a de um homem assassino, por exemplo, seguindo um parâmetro referente ao que considera ser mais ético). Comigo é a mesma coisa, sendo que meu parâmetro provém de minhas convicções espirituais.

Bem, vou esperar o resto do pessoal se manifestar a respeito.

Abç! :side:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Jesus: Especista? 12 anos 3 meses atrás #3295

Especismo, para mim, achar que nossa espécie, é superior a outras espécies. Só achar que é melhor e mais evoluída já abre espaço pra todas as barbaridades. (ex: Minha espécie é mais evoluída que a espécie de um rato, logo posso fazer experiências com ele)




Já a própria Evolução Biológica, não aceita que uma espécie é mais evoluída que outra (embora o nome dê a entender isso). Simplesmente significa que uma espécie está mais bem adaptada ao ambiente que está exposta.
Ou seja, eu não posso falar que sou mais evoluído que uma aranha.


Somos cercados de Especismo, e, na minha opinião, até o mais ferrenho dos Veganos ainda pode ser considerado especista em um grau mínimo.


Mas quando falo em Especismo aqui no fórum, quero dizer a atitude bárbara de usar animais para Vestimentas, Comidas, Entretenimentos e Ciências.



Thaís, eu gosto muito da religião Espírita, mas uma coisa que fez eu sair dela foi o fato de 98% dos espíritas comerem carne e nunca ouvir nada nas reuniões a respeito de vegetarianismo (embora alguns espíritos já falassem sobre isso)
Eu odiava quando eu chegava para meu grupo espírita falando que eu era vegetariano e eles perguntavam: "O que? Por que você não come carne?"
Acho que a F.E.B. está deixando a desejar quando ignora o fato de muitos espíritos terem falado sobre vegetarianismo...
:(


Só pra constrar... Eu acho que a FEB, FEDERAÇÃO ESPíRITA deixa a desejar, NÃO o espiritismo em si.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: thaisferreirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Caio Rafael.

Re: Jesus: Especista? 12 anos 3 meses atrás #3296

Valeu, Caio... por dar seu parecer.

Sim, infelizmente vegetarianismo não é visto como passo importante na evolução moral pela maioria espírita (ainda :) ). Mas também vejo muitos jovens (assim como eu, meu namorado e outros amigos) que são espíritas e já aderiram ao vegetarianismo. É algo que está vindo com as novas gerações, estamos mais receptivos às mudanças, não comer carne e ir contra a massa social não é tão sacrificante para os jovens. Os mais velhos não tinham o mesmo acesso às informações como temos hj e isso acabou os tornando muito apegados aos livros doutrinários que pouco falam sobre alimentação carnívora. Na rádio e televisão espírita que eu acompanho, o tema é bastante tratado e os mais novos acabam sendo fortemente influenciados a refletir sobre sua alimentação, é algo que me deixa muito feliz.

Que bom que vc explicou oq quer dizer com especismo, assim eu entendo melhor a posição de cada um. Brigada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Jesus: Especista? 12 anos 3 meses atrás #3297

Você está certa! :laugh:

Me tornei vegetariano quando eu ainda era espírita, pois vi que vários espíritos já advertiam sobre o consumo da carne.

Mas quando eu conversava sobre isso com a coordenadora daqui do centro e com TODAS as outras pessoas(exceto 2 que eram vegetarianos, totalizando +- 80 onívoros) fiquei muito irritado, pois sempre me questionavam por ser vegetariano.

Mesmo depois de ouvir uma palestra dizendo isso: "Os animais têm uma energia vital que está a evoluir. Se matamos um cachorro, p. e., estamos impedindo a evolução daquela energia"


Me entristecia saber que o palestrante era onívoro e nem pensou na possibilidade de trocar "cachorro" por "vaca" (nem ninguém lá do centro, exceto os 2 lá)

Depois disso fui estudar espiritualismo em religiões orientais pois falavam mais de respeito aos animais.

Mas como você disse, muita coisa está para mudar dentro do Espiritismo. Sou muito grato à essa religião por tudo que me fez pensar! O vegetarianismo está crescendo dentro dela. Há muitas mensagens vegetarianas de André Luís p. e. :side:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Jesus: Especista? 12 anos 3 meses atrás #3298

É, quanto a religião espirita dentre todas as doutrinas Cristãs, a espírita é uma das únicas que permite sair do tradicional que está escrito na bíblia e dar a liberdade pra colocar outros pontos de vista como os valores espirituais, esse do degrau que cada ser está espiritualmente em relação a outros e discutir sobre vegetarianismo como o Caio acabou de falar, e isso impulsiona o veganismo na religião, pois não criticando, mas a religião católica ou quem é crente como na congregação Cristã eles não podem falar de nada diferente que não esteja na bíblia nem colocar um ponto de vista a mais sobre outros assuntos, como vegetarianismo, não tem essas reuniões pra discutir sobre diversos pontos diferente que nos leva a viver melhor, por mais que na religião católica foram acrescentados diversos ensinamentos alheios a bíblia, como arcanjos e santinhos, que não está na bíblia, e é muito criticado pelos Crentes, mas pra mim não tem problema nenhum quem acredita. Eu acho muito bom essa liberdade dada pelas religiões para se colocar pontos de vista de condutas que só nos levam a evolução!

:)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: Jesus: Especista? 12 anos 3 meses atrás #3300

Sobre as Protestantes...

Tenho amigos Adventistas do Sétimo Dia, e eles "estão tentando" ser vegetarianos. Mas, pelo que eles me falam, é mais por causa da Saúde que dos animais que a igreja fala em vegetarianismo.

Já meus primos Evangélicos (assim como os católicos) não vêem nenhum mal em matadouros e comer animal morto. Pra minha vó por exemplo, eu vou pro inferno por não comer carne, pois, segundo ela, isso é Bíblico...srsrsrrs

Ps: Um dia fiz uma montagem de fotos e postei no Orkut. Essa montagem era feita de fotos de igrejas fazendo churrasco em comemoração, fotos de festas paroquiais com feijoadas e com fotos de matadouros (mostrando bem o contraste em, por exemplo:

-Convite da paróquia Nossa Senhora da Misericórdia para feijoada para comemorar a vida do Senhor Jesus Cristo.

com

-Uma foto de vários bois abertos num açougue, com tripas a mostra e sangue jorrado pelas paredes.

> Tirei a montagem pois fiquei com medo de ser processado...
rsrsrsrsrrss

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.130 segundos