Skip to main content

Humano é meio ambiente.

salao_de_arte_ms_denisc2

Enquanto dominador da natureza, o ser humano insiste em esquivar-se da sua própria condição de integrante do Reino Animal. Ao se considerar um ser à parte do natural e superior a todas as outras espécies, o homem se enxerga como um manipulador do meio para a satisfação dos próprios interesses e não como dependente do solo, da água, das plantas e dos animais.

No imaginário humano, o meio ambiente pode restringir-se a flora intocada, aos rios de águas límpidas e aos animais selvagens em vias de extinção. Esses espaços são representados como um paraíso perdido, muito distante da nossa realidade, e que precisam ser preservados como um grito agudo e impotente de socorro. Mais uma vez o homem se entende como um ser diferenciado e não compreende que os espaços urbanos, as favelas, a rede de esgoto, os insetos e todos os outros seres que habitam as cidades também fazem parte do meio ambiente.

A obra “Humano é meio ambiente” representa o quanto somos integrantes de um sistema complexo e interdependente. As telas ilustram de maneira crítica e direta o quanto somos perecíveis e estamos cada vez mais distantes da nossa própria natureza animal. Faz-nos refletir sobre nossa presença e ação no mundo e o quanto nossa capacidade de dominação pode nos levar ao caos ambiental e, conseqüentemente, a nossa própria aniquilação. Uma obra em que está latente a cegueira do orgulho humano.

Autor

Minha foto
Denis C. Feliz
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil
Bacharel em artes visuais pela UFMS, atuo na area de artes visuais desde 1998. Além de técnicas tradicionais, trabalho com Arte Digital.

Fonte: denisfeliz.blogspot.com

Imagem criada por Denis C. Feliz e ganhadora do 1o Lugar no Salão de Artes de Mato Grosso do Sul.

{gallery}arte{/gallery}

  • Criado por .
  • Acessos 8465