Skip to main content

Exemplo de Sustentabilidade e respeito ao planeta

restaurantenatural1A Ecovila Pau Brasil é um projeto sustentável, situado em uma área de dois hectares. Idealizamos o projeto como um Centro de Educação e Pesquisa voltados para a área ambiental. Utiliza técnicas de permacultura, agroecologia e biodinâmica no manejo orgânico da produção de frutíferas, hortaliças, condimentais, medicinais e ornamentais. No campo da Permacultura, ha o manejo uma agrofloresta sustentável, mantendo-se árvores nativas da Floresta Atlântica, reusando as águas através dos filtros biológicos, do composto orgânico faz parte o lixo orgânico produzido pelo restaurante e está em fase de implantação do primeiro banheiro seco da Ecovila.

 

A tese básica de sustentabilidade da Ecovila é a diversificação das culturas. Muito diferente do mercado capitalista que através do agronegócio transformou a agricultura em monocultura. A Ecovila tem um pouco de cada coisa. Parece pouco, mas é muito.

É uma opção para quem quer ter contato com a natureza, hospedar-se e ter uma alimentação natural. Existe o propósito de reconstruir nesta pequena área um sistema florestal vital, aproximando o ser humano da natureza, manter a preservação e reintroduzir um equilíbrio ecológico nesta região que passa por um processo de desertificação do solo.

 

Praticamente tudo que é consumido pelo restaurante é produzido na própria Ecovila. Contando com apenas um funcionário, o sítio é um bom exemplo de que numa pequena propriedade é possível fazer agricultura familiar de subsistência e sustentável.

 

restaurantenatural2Além de abastecer o restaurante, uma parte da produção da Ecovila ainda é comercializada na feira orgânica da UFRN, em forma de produtos artesanais, integrais e orgânicos que não levam ovos nem leite e o açucar que utilizamos é o demerara orgânico. Pães integrais, licores, geléias, cucas, rosquinhas, pastéis assados, brownie vegano, mini-bolinhos de frutas, cookies, patês e molho pesto e outras guloseimas do cardápio da sobremesa. Do tamarindo, por exemplo, fazemos o suco, o doce, o licor, polpa e sorvete. Da Semente fazemos artesanato, bijouterias e adereços, das cascas, encaminhamos para servir de composto orgânico e adubar as nossas plantações.

Mais informações acesse: www.ecovilapaubrasil.com.br
  • Criado por .
  • Acessos 11213