Os 12 hábitos de veganos altamente eficazes

Autor: Tobias Leenaert

Para Tobias Leenaert, ser um vegano altamente eficaz não é, nem em primeiro e nem acima de tudo, uma questão de ser vegano até o último micro-ingrediente. Em vez disto, é sobre comunicar-se de uma maneira que abra a maior quantidade de corações e mentes para uma alimentação e forma de viver mais compassivas. Aqui está a sua lista dos doze hábitos para veganos altamente eficazes.

1. Veganos altamente eficazes se colocam nos sapatos de quem estão conversando. Sabem que as outras pessoas podem ser significativamente diferentes de diversas formas. Elas podem ter diferentes interesses e motivações, diferentes formas de lidar com mudanças e desafios. Então…

2. Veganos altamente eficazes são adaptáveis. Podem adaptar a forma com que falam e o que falam, de acordo com sua audiência. Não são dogmáticos em sua abordagem. Sabem que não têm nenhuma obrigação moral de apresentar o veganismo como uma obrigação moral.

3. Veganos altamente eficazes encorajam cada passo que as pessoas dão. Sabem que mudar geralmente acontece gradualmente. Então, veganos altamente eficazes focam nas coisas boas que as pessoas já estão fazendo, acima das coisas que elas ainda não estão fazendo.

4. Veganos altamente eficazes não se importam com o purismo. Sabem que tanto em respeito a si mesmos quanto para os outros, focar no purismo é improdutivo. Querem mostrar que ser vegano pareça o mais acessível, fácil e atrativo o quanto possível. Sabem que comer de forma mais compassiva não é uma situação de uma opção só, preto ou branco, agora ou nunca. Querem ajudar as pessoas a darem o primeiro passo em vez do último.

5. Veganos altamente eficazes não necessitam estarem “certos”. Em vez disso focam no que funciona. É por isso que raramente debatem ou discutem. Sabem que, além de fornecer argumentos, também podem fornecer informação prática, receitas, ou uma degustação (por exemplo, cozinhar para os outros).

6. Veganos altamente eficazes sabem escutar. Sabem que escutar é essencial para uma comunicação real. Veganos altamente eficazes, portanto, também sabem fazer perguntas e quando se calar. São amigáveis e têm um senso de humor. Sabem que o processo de suas conversas é frequentemente mais importante que o conteúdo.

7. Veganos altamente eficazes lembram o que era não ser vegano – não sofrem de amnésia vegana. Sabem que em algum momento comeram produtos de origem animal e que podem ter sido surdos aos argumentos dos direitos animais, mesmo que tenham sido claramente articulados. Logo, são pacientes e compreensivos.

8. Veganos altamente eficazes sabem que a mudança de atitude pode vir depois de uma mudança de comportamento. Portanto, não se importam se as pessoas começam sua jornada vegana por saúde ou por qualquer outra razão.

9. Veganos altamente eficazes são humildes. Sabem que não são perfeitos. Sabem que as outras pessoas podem fazer coisas grandes, mesmo se elas não forem veganas. E sabem que não têm todas as respostas.

10. Veganos altamente eficazes têm fé nas pessoas. Sabem que a maioria das pessoas querem fazer o bem, e não querem que os animais sofram. Veganos altamente eficazes sabem que mudar é uma questão de tempo. Se dão conta que uma coisa importante que temos que fazer é tornar mais fácil para as pessoas agirem e comer compassivamente, fornecendo mais e melhores opções veganas.

11. Veganos altamente eficazes entendem a importância crucial de uma boa comida. Aplaudem o desenvolvimento de novos produtos, aprendem a cozinhar, e podem inspirar as outras pessoas dizendo-as sobre o quão bem podem comer sendo veganos.

12. Veganos altamente eficazes não julgam. Veem o veganismo – como se tornar um ser humano melhor – mais como uma jornada do que um destino, como algo que nunca acaba, e que se pode começar por muitos caminhos distintos.

Artigo original em inglês, por Tobias Leenaert.

Tradução: Gabriel Oliveira

Fonte: veganismoestrategico.com.br

Compartilhe
Somos Embaixadores da Happy Cow para Florianópolis SC


Embaixador
HappyCow.com

Somos filiados a:

   

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Mahatma Gandhi