Porque veganos devem comer feijões?

feijoes

A importância dos feijões e leguminosas na dieta vegana é inestimável. Esses alimentos são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o que os torna extremamente nutritivos e indispensáveis para uma dieta balanceada.

A variedade de feijões e legumes disponíveis torna fácil para os veganos seguirem uma dieta baseada nesses alimentos. Eles são ricos em nutrientes, fornecendo proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais. Também são baixos em gorduras saturadas e colesterol e são uma ótima opção para aqueles que estão procurando um estilo de vida mais saudável.

Além disso, os feijões e leguminosas têm um baixo índice glicêmico, o que significa que não causam picos de açúcar no sangue. Isso é importante para diabéticos ou pessoas com tendência à diabetes, pois evita o surgimento de problemas de saúde relacionados ao excesso de açúcar no sangue.

Os feijões e leguminosas também são excelentes fontes de ferro. O ferro é um mineral essencial para a formação de hemoglobina, que transporta oxigênio pelo corpo. A deficiência de ferro pode levar à anemia, cansaço crônico e outros problemas de saúde.

As fibras presentes nos feijões e leguminosos também são muito benéficas para a saúde intestinal. Elas promovem o peristaltismo (contrações musculares) do intestino, facilitando a eliminação das impurezas do organismo. Além disso, as fibras solúveis presentes nestes alimentos auxiliam no controle da glicose no sangue e colesterol LDL (“colesterol ruim”).

Por todas estas razões, os feijões e leguminosas constituem um componente indispensável da dieta vegana equilibrada. São alimentos super nutritivos e extremamente versáteis – podendo ser consumidos diariamente em praticamente todas refeiçoes!

Como preparar os feijões numa dieta vegana?

Os veganos podem comer feijões de diferentes maneiras. Eles podem ser cozidos no vapor, refogados, assados, enlatados ou congelados. Os veganos também podem comprar feijões prontos para comer em alguns supermercados e lojas especializadas.

Algumas receitas populares que usam feijões são:

  • Salada de feijão: Essa é uma salada simples que normalmente leva fagioli, grão-de-bico, lentilhas ou outros tipos de feijões. É temperada com óleo de oliva e vinagre balsâmico, e servida sobre folhas verdes ou massa integral.
  • Sopa de legumes: As sopas de legumes são uma ótima maneira de obter os nutrientes dos legumes sem precisar passar muito tempo na cozinha. Normalmente, as sopas levam vários tipos diferentes de legumes e podem ser temperadas com ervas frescas ou secas.
  • Feijoada: A feijoada é um prato tradicional brasileiro que leva diversos tipos diferentes de carnes que são cozidas lentamente em um caldo rico e apimentado até ficarem macias. No entanto, há muitas versões veganas da receita disponíveis online e em livros de receitas.
  • Chili: O chili é outra receita tradicional que geralmente é preparada com carne moída e diversos temperos picantes. Novamente, há versões veganas disponíveis que usam grãos integrais e/ou tofu para imitar a textura da carne moída .

Qual a importância de se deixar os feijões de molho antes de cozinha-los?

Existem várias razões pelas quais é recomendado deixar os feijões de molho antes de cozinhá-los. Em primeiro lugar, isso pode ajudar a diminuir o tempo de cozimento. Em segundo lugar, também pode ajudar a reduzir o amido ea quantidade de gás que os feijões podem causar.

Além disso, deixar os feijões de molho também pode ajudar a soltar sujeira e outras impurezas que podem estar presentes nas vagens. Tudo isso significa que você terá uma refeição mais saudável e saborosa no final do dia.

Quais os utensilios necessários para cozinhar feijões?

Para cozinhar feijões, você precisará de um recipiente para fervê-los (uma panela de barro ou de pressão é ideal), água filtrada e sal. Você também pode adicionar outros temperos a gosto, como cebola, alho, ervas e especiarias.

Os feijões devem ser lavados em água fria antes do cozimento para remover quaisquer impurezas que possam estar presentes na superfície dos grãos. Em seguida, coloque os feijões em uma panela com bastante água para cobri-los completamente e leve ao fogo alto.

Assim que a água começar a ferver, reduza o fogo e deixe os feijões cozinharem até ficarem macios – isso levará cerca de 1 hora para feijões normais e 30 minutos para feijões pré-cozidos. É importante mexer nos feijões durante o processo de cocção para evitar que eles fiquem aglomerados.

Uma vez que os feijões estejam cozidos, escorra toda a água da panela e sirva enquanto estiverem quentes. Se desejar temperá-los, basta adicionar os ingredientes desejados na panela antes de servir. Os legumes são sempre uma boa opção!

Em quais culturas no mundo se faz o uso de feijões na culinária?

Os feijões são um alimento base em muitas culturas ao redor do mundo. São consumidos diariamente por bilhões de pessoas, principalmente na América Latina, África e Oriente Médio.

Na culinária brasileira, os feijões são cozinhados de diversas maneiras e podem ser servidos com arroz ou farofa. Também são ingredientes indispensáveis de pratos típicos como o famosa “feijoada”.

Na China, os feijões azuki (Vigna angularis) são usados as vezes usados para fazer um codimento chamado “西”. Eles também são moídos e usados como massa para bolinhos fritos ou assados.

No Japão, é tradiçional servir feijões verdes juntamente com arroz no café da manhã. Essa combinação é conhecida como “gohan-moshi” e é extremamente popular entre as crianças japonesas. Os feijões verdes também podem ser temperados e servidos como aperitivo antes das refeições principais.

Na Tailândia, os feijões mung (Vigna radiata) são cultivados há milhares de anos e são amplamente utilizados na culinária local. Eles geralmente são cozinhados inteiros ou moídos em pastelaria, onde servem como recheio para numerosos pratos doces e salgadinhos tailandeses deliciosos!

Conclusão

Como você pode ver, os veganos têm muitas opções quando se trata de escolher os alimentos para sua dieta. Legumes secos, frescos ou congelados podem ser facilmente incorporados às refeições do dia a dia para garantir uma ingestão adequada dos nutrientes essenciais para manter uma boa saúde geral do corpo.

 

Confira esta receita de Feijoada Vegana

feijoada 4 SmallIngredientes:

500g de feijão-preto seco
8 xícaras de água
1 cebola grande, picada
3 dentes de alho, amassados
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino preta moída na hora
1 folha de louro
1 colher de sopa de azeite ou 1/4 xícara de caldo vegetal
2 colheres de sopa de vinagre tinto ou suco fresco de limão espremido na hora
1 laranja cortada em pedaços

Creme vegano, salsa, cebolinha e abacate são algumas das opções para servir.

Instruções:

  1. Para os legumes refogados: (opcional) frite qualquer combinação dos seguintes em um pouco de azeite até murchar: couve, couve, couve, bok choy, espinafre etc. - cerca 6 a 8 xícaras no total. Reserve à parte.
  2. Deixe os feijões de molho durante a noite em bastante água. Escorra e lave bem.
  3. Coloque os feijões numa panela grande com 8 xícaras de água fresca. leve ao fogo e deixe ferver, depois reduza o fogo e deixe cozinhar até ficarem tenros, mas não demasiado mole.
  4. Retire a folha de louro e descarte-a.
  5. Adicione o Azeite ou o Caldo Vegetal.
  6. Se estiver usando Azeite - aqueça-o numa frigideira separada em fogo médio-alto até estar quente. Junte os legumes (couve, espinafre, couves, bok choy, etc.), juntamente com um pouco de alho picado. Refogue mexendo ocasionalmente até que todos os legumes estejam murchos - cerca 5 minutos. adicione estes legumes refogados à panela onde cozinhou os feijões.
  7. Se estiver usando Caldo Vegetal - simplesmente adicione o seu caldo vegano favorito temperado a gosto. Sirva num prato fundo e decore com creme vegano azedo, salsa, cebolinha picada, abacate, pedaços de laranja etc.

 

Shake indicado pelo fisioculturista vegano Derek Tresize para ganho de massa

profile tresize 2 300x212Caso seu objetivo seja ganhar massa magra esse shake é indicado para você! Como os feijões brancos possuem um gosto bastante neutro dá facilmente para trocar as frutas e o cacau para alterar o sabor da receita, ou até mesmo adicionar algumas nozes ou castanhas para que ela tenha mais gordura, o que é interessante dependendo do seu objetivo.
Ideal para tomar no meio da manhã ou meio da tarde.

Ingredientes (calorias/carbs/proteina/gordura/fibra)

¼ copo (30g) de sementes de abóbora cruas (153/5/7/13/1)
1 scoop de proteína isolada (190/9/25/2/2) [opcional]
1 copo de leite de soja (90/7/7/3.5/1)
1 copo de água
1 banana (121/31/1/0/4)
¾ copo (120g) de feijões brancos crus (420/73/28/0/35)
Cacau em pó a gosto [opcional]

62363b4968c6341a protein smoothie.preview
Instruções
Antes de tudo cozinhe os feijões brancos e escorra.
Bata todos ingredientes no liquidificador até ter a consistência que você acha ideal.
Pronto.

Somos Embaixadores da Happy Cow para Florianópolis SC


Embaixador
HappyCow.com

Somos filiados a:

   

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Mahatma Gandhi