Carboidratos foram ponto chave na evolução de lobos em cães

Comparando o DNA de cães e lobos mostra que a capacidade dos cães para digerir os carboidratos é maior do que destes últimos, a principio vindos do amido nos restos deixados pelos seres humanos, ajudaram a consolidar a sua domesticação, um estudo constata.

lobos-marrons
Os lobos cinzentos em Rhodes, França. A nova análise examinou uma mistura de DNA de 12 lobos cinzentos e comparado com o DNA coletado de 60 cães domésticos a partir de 14 raças. (Jean-Christophe Verhaegen, AFP / Getty Images / 12 de dezembro de 2012)

Por Rosie Mestel, Los Angeles Times

Há muito tempo, alguns lobos marrons começaram a andar próximo a assentamentos humanos, evento que culminou com cães domesticados de hoje. Agora os geneticistas dizem ter identificado uma das principais mudanças que transformaram os lobos em animais domésticos, criaturas de caldas abanantes e bem adaptados a viver ao nosso lado – e com capacidade de digerir os carboidratos com facilidade.

O relatório, publicado online quarta-feira pela revista Nature, encontrou sinais de que os cães podem quebrar o amido em açúcar, e em seguida, transportar os açúcares do intestino para a corrente sanguínea, de forma mais eficiente do que os lobos podem. Comparando o DNA do cão e o lobo, os autores salientaram várias mudanças em genes processadores de amido e açúcar que teriam feito os primeiros cães mais capazes de digerir os restos que eles desencavavam de lixeiras em aldeias agrícolas primitivas, ajudando-os a prosperar, já que eles tinham vida independente da matilha convivendo com humanos.

"A comida era, obviamente, o mesmo tipo de comida que estavamos comendo", provavelmente uma mistura de raízes, mingau e, possivelmente, pão, juntamente com os ossos que contenham carne e medula, disse o líder do estudo Erik Axelsson, geneticista evolucionista da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Ninguém sabe ao certo quando ou aonde os primeiros cães surgiram, mas a maioria dos biólogos evolucionistas concorda que o lobo, provavelmente, fez o primeiro movimento e que consumindo alimentos descartados por humanos. Só muito mais tarde é que as humanos acasalaram intensamente cães de diferentes formas e feitios para criar as centenas das raças e variedades atuais, do destemido e nobre para as pequenas de latido ardido.

A nova análise por Axelsson e seus colegas examinaram uma mistura de DNA de 12 lobos cinzentos e comparado com o DNA coletado de 60 cães domésticos, incluindo cocker spaniels, schnauzers gigantes, golden retrievers e 11 outras raças.

Os cientistas seqüenciaram o DNA de cães e lobos a procura de pequenas diferenças. Porque eles estavam buscando características que surgiram no início da evolução do cão, eles se concentraram em variações genéticas que os cães comuns possuem, mas os lobos não tinham. Eles também analisaram as variações que todos, ou que a maioria, dos cães tinha em comum.

A partir desta análise, a equipe identificou 36 locais no genoma, contendo 122 genes, que pareciam ter sido importante na evolução do cão. Dez dos genes estão envolvidos no metabolismo da gordura ou amido, incluindo três que transportam instruções para fazer uma proteína que é essencial para a digestão de amido.

Um deles faz alfa-amilase, uma enzima que degrada o amido em açúcar e a maltose cadeias mais curtas de hidratos de carbono. Cães carregam muitas cópias deste gene mais do que os lobos, concluem os cientistas - e da atividade alfa-amilase em seus tecidos é cinco vezes maior.

Outro gene produz uma enzima para o próximo passo na digestão de carboidrato: transformar maltose em glicose. Este gene é 12 vezes mais ativo do que os dos lobos em cães, e testes de sangue mostraram que o processamento de maltose em glicose é duas vezes mais rapido em cães.

O terceiro gene produz uma proteína que transfere a glucose a partir do intestino para a corrente sanguínea. Os cientistas viram várias alterações específicas dos cães neste gene que sugerem que o transportador de glicose pode funcionar de forma mais eficiente nos intestinos de cães do que nos lobos.

Tomados em conjunto, os dados se encaixam com o fato de que os cães comem mais amido do que os lobos, Axelsson disse. Ele acrescentou que essa adaptação teria permitido que os primeiros cães para obter mais energia a partir do resto de alimentos sendo atraídos para a assentamentos agrícolas iniciais para se alimentar.

"Faz todo o sentido que os catadores de lixo mais eficientes foram os lobos que poderia lidar com esta dieta rica em amido", disse ele.

Ainda assim, a domesticação do cão pode ter acontecido muito antes dos humanos terem adotado uma vida agrária cerca de 10.000 anos atrás, disse Robert Wayne, biólogo evolucionista da UCLA que não estava envolvido no estudo da Nature.

Talvez cães tenham evoluído visitando o entorno dos assentamentos de caçadores-coletores para que eles pudessem se alimentar de restos de carcaças dos mamutes e mastodontes nossos antepassados caçavam, disse Wayne. Nesse cenário, as mudanças amido tolerantes que surgiram apenas depois dos cães terem sido domesticados, como mudanças genéticas que ajudam a quebrar o amido evoluíram em seres humanos depois que estes adotaram uma vida agrícola.

Parte da razão pela qual o tempo de domesticação do cão é debatido é que o registro fóssil é confuso. O mais antigo amplamente reconhecido fóssil de um cão é de 12.000 anos de idade, de um filhote de cachorro enterrado com seus companheiros humanos na moderna Israel. Mais recentemente, os cientistas descobriram fósseis de cães muito mais antigos, incluindo um na Sibéria, que remonta há 33.000 anos.

Esses restos têm crânios que são menores do que os crânios do lobo, mas com dentes do tamanho de dentes de lobo, e muitas vezes são encontrados ao lado de espécimes que eram claramente lobos, disse o biólogo evolucionista Susan Crockford, da Universidade de Victoria, no Canadá. Será preciso mais estudos dos fósseis e do DNA antigo para classificar se estes eram os lobos que começaram a estrada em direção a domesticação ou eram simplesmente exemplos da variação natural que existia em lobos, disse ela.

Além dos genes de amido, a equipe de Axelsson encontrou outros envolvidos no desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso, que parecem ter sido importante na transição do lobo para cão.

Isso não é surpreendente, disse Adam Boyko, geneticista evolucionista da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell , em Ithaca, NY, que não esteve envolvido no estudo. Cães diferem no comportamento de lobos em inúmeras formas, ele disse - em mansidão, a curiosidade, estrutura social, cauda abanando, busca de novidades comportamento e sua propensão a latir (e latir bastante) até a idade adulta.

O próximo passo é estudar essa lista de genes para descobrir como elas afetam o comportamento e desenvolvimento que fizeram os cães se tornarem distintos, Boyko disse.

Oscar Chávez, diretor do programa técnico de veterinária na Cal Poly Pomona, disse que as descobertas serviram como um lembrete de que os cães não comem como lobos. Ele disse que ele e seus colegas foram confuso pela tendência caros alimentos para cães com baixo teor de carboidratos e dietas cruas, o que poderia forçar os rins de cães com sua carga de proteína muito alta.

"Os cães são cães - eles são mais dependentes de amidos e grãos", disse ele, é por isso que alimentos para cães comerciais são formulados para conter cerca de 20% a 30% de proteína e 40% a 50% carboidratos. "Eu não conheço nenhum veterinário em meu círculo de colegas que recomendaria uma dieta baixa em grão."

Tradução livre: Guia Vegano