Skip to main content

Tópicos sobre Gestação

Veja alguns breves esclarecimentos para gestantes vegetarianas.

"As dietas veganas e vegetarianas de outros tipos, se bem planejadas, são adequadas para todos os estágios do ciclo vital, inclusive durante a gravidez, lactação, infância e adolescência.
(http://www.eatright.org/cps/rde/xchg/ada/hs.xsl/advocacy_933_ENU_HTML.htm)


"Os bebês de mulheres vegetarianas costumam ter peso ao nascer semelhante ao de filhos de mães não vegetarianas. O peso desses bebês, da mesma forma que o das onívoras, costuma atingir os valores esperados para nascimento".

O'Connell JM, Dibley MJ, Sierra J, Wallace B, Marks JS, Yip R. Growth of vegetarian children. The Farm study. Pediatrics 1989;84:475-481.

Drake R, Reddy S, Davies J. Nutrient intake during pregnancy and pregnancy outcome of lacto-ovo-vegetarians, fish-eaters and non-vegetarians. Veg Nutr 1998;2:45-52.

Lakin V, Haggarty P, Abramovich DR. Dietary intake and tissue concentrations of fatty acids in omnivore, vegetarian, and diabetic pregnancy. Prost Leuk Ess Fatty Acids 1998;58:209-220.

"Os níveis de DHA (derivado do ômega-3) no leite de mães vegetarianas (veganas ou não) parece ser menor do que os níveis das mães não vegetarianas. O DHA tem importante função no desenvolvimento do cérebro e dos olhos. Não encontramos alterações em fetos e bebês de mães vegetarianas devido a esse achado. Ele é apenas um achado, aparentemente sem repercussões clínicas. Para melhorar os níveis do DHA deve-se melhorar a oferta de ômega-3 e adequar a oferta de ômega-6 (reduzir)".

Sanders TAB, Reddy S. The influence of a vegetarian diet on the fatty acid composition of human milk and the essential fatty acid status of the infant. J Pediatr 1992;120:S71-S77.

Hornstra G. Essential fatty acids in mothers and their neonates. Am J Clin Nutr 2000;71(suppl):1262S-1269S.

Gestantes veganas: deve haver suplementação de B12.

Gestantes ovo-lacto-vegetarianas ou lacto-vegetarianas podem não precisar de suplemento de B12, mas convém, além de quantificar a B12 ingerida, dosar os níveis sangüíneos de marcadores de deficiência de vitamina B12. É mais prudente suplementar a B12 na gestante, independete do consumo de ovos, leite e laticínios. Não descuide disso!! Deficiência de B12 na gestação aumenta o risco de má formação fetal (alterações cardíacas e na formação do tubo neural), além de maior risco para a gestante (pré-eclâmpsia).

As recomendações de uso de ferro durante a gestação são as mesmas para gestantes não vegetarianas. Vale lembrar que a anemia ferropriva (por falta de ferro) traz mais chances de um parto prematuro. Muitos profissionais adotam essa conduta para as gestantes não vegetarianas. Segue a mesma orientação para as vegetarianas.

Ao suplementar ferro (para vegetarianas ou não), dependendo da dose, o uso de suplemento de zinco deve ser instituído.

Boas fontes de ômega-3 são importantes também na gestação. Procure enfatizar o uso de linhaça (semente e/ou óleo), óleo de canola e soja. Reduza o uso de óleo de milho, açafrão e girassol. Esses óleos são mais ricos em ômega-6 que, em altas quantidades, podem atrapalhar a metabolização (formação do DHA) do ômega-3. Leia mais sobre o ômega-3 na seção de nutrientes desse site.

Evite ou abandone alimentos ricos em gorduras trans (margarina e alimentos com gordura hidrogenada).

A manutenção de uma oferta calórico-protéica adequada é fundamental.

 

Fonte: www.alimentacaosemcarne.com.br

  • Última atualização em .