Skip to main content

Os 8 principais mitos com relação as proteínas na dieta vegetariana

1º Mito - As Proteínas Vegetais são incompletas.
Verdade - alguns alimentos podem conter baixos valores de um ou mias aminoácidos especifico, mas a combinação de diferentes alimentos vegetais fornece todos os aminoácidos necessários em quantidades adequadas.

2º Mito - As proteínas vegetais não são tão boas como as animais.
Verdade - Proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que proteínas animais. A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou sua combinação.

3º Mito - Diferentes proteínas vegetais precisam ser consumidas na mesma refeição.
Verdade - Os aminoácidos não precisam ser consumidos na mesma refeição e sim ao longo do dia.

4º Mito - Os métodos baseados em animais para determinar os valores de necessidade nutricional de proteínas são adequados para humanos.
Verdade - esses métodos costumam subestimar a qualidade nutricional das proteínas, já que as necessidades de proteínas e a velocidade de utilização delas é muito diferente entre os animais e os seres humanos.

5º Mito - As proteínas vegetais não são bem digeridas.
Verdade - a digestibilidade pode variar de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a de produtos de origem animal.

6º Mito - A proteína vegetal não é suficiente, sem a carne, ovo ou derivados do leite, para oferecer as necessidades humanas de aminoácidos.
Verdade - a ingestão de aminoácidos essenciais pode ser tranquilamente atingida utilizando-se apenas as proteínas vegetais ou uma combinação delas com as animais (ovos, leite e derivados).

7º Mito - As proteínas vegetais contêm os seus aminoácidos desbalanceados e isso limita o seu valor nutricional.
Verdade -não há evidências de que esse balanço seja importante. O importante é que todos os aminoácidos sejam ingeridos ao longo do dia.

8º Mito - Existem aminoácidos na carne que não podem ser encontrados em nenhum alimento de origem vegetal.
Verdade - todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância nos alimentos de origem vegetal.

Texto elaborado por: Eduardo Fraccarolli Buriola

Fonte: http://eduardoburiola.blogspot.com/

  • Última atualização em .