Skip to main content

Porque usar cogumelos em pratos veganos?

cogumelos

Cogumelos são um tipo de fungo que são frequentemente usados como fonte de alimento. Eles são um ingrediente versátil que pode ser usado em muitos pratos diferentes, incluindo os veganos.

Há muitas vantagens em usar cogumelos em pratos veganos. Uma delas é que eles fornecem uma textura saudável e de enchimento. Isso pode ser especialmente útil em pratos que são tipicamente pesados, como guisados ou pimentão, neste caso substituindo a carne na receita original.

Outra vantagem é que os cogumelos são uma boa fonte de nutrientes. Eles são uma boa fonte de proteínas, fibras e vitaminas, incluindo vitamina D.

Cogumelos são uma boa fonte de sabor umami. Umami é um dos cinco sabores básicos (juntamente com doce, azedo, amargo e salgado). É frequentemente descrito como um sabor "salgado" ou "carnudo". Eles são ricos em um composto chamado ácido glutamico, que é responsável por seu sabor umami. O ácido glutamico também é encontrado em outros ingredientes veganos que são ricos em sabor umami, como queijo de caju cultivado, levedura nutricional e molho de soja.

Quando cozidos, os cogumelos liberam seu sabor umami. Isso faz deles uma boa adição a pratos que poderiam usar um impulso de sabor salgado, como pratos de massas ou sopas.

Cogumelos podem ser usados frescos, secos ou em pó. Ao usar cogumelos para adicionar sabor umami a um prato, é melhor usar cogumelos secos ou pó de cogumelo. Isso porque o processo de secagem concentra o sabor umami.

Os 5 tipos de cogumelos mais usados na culinária são:

macro picture organic cremini mushrooms 16785009

1. Os cogumelos Cremini são um tipo de cogumelo marrom que tem uma textura firme e um sabor ligeiramente nozes. Eles podem ser usados em uma variedade de pratos, incluindo batatas fritas, sopas e ensopados.

portabella mushrooms main

2. Os cogumelos Portobello são um tipo de cogumelo marrom escuro com uma tampa grande e plana. Eles têm um sabor rico e terroso e podem ser usados como substituto de carne em sanduíches e hambúrgueres.

oyster

3. Cogumelos de ostra são um tipo de cogumelo branco com um sabor delicado e levemente doce. Eles podem ser usados em sopas, ensopados e refogados.

shitake

4. Os cogumelos Shiitake são um tipo de cogumelo marrom escuro com uma textura firme e um sabor ligeiramente esfumaçado. Eles podem ser usados em uma variedade de pratos, incluindo sopas, ensopados e refogados.

what are enoki mushrooms 5197552 hero 03 0ca0f483b22f47b39249726bb91ef082

5. Cogumelos Enoki são um tipo de cogumelo branco com um sabor delicado, ligeiramente doce. Eles podem ser usados em sopas, saladas e refogados.

Como preparar os cogumelos

REFOGAR, GRELHAR E ASSAR SÃO ÓTIMAS MANEIRAS DE COZINHAR COGUMELOS.

Refogue: Para refogar cogumelos, aqueça uma panela em fogo médio-alto e adicione uma pequena quantidade de óleo. Quando a panela estiver quente, adicione os cogumelos e cozinhe até que fiquem dourados e macios.

Grelhar: Para grelhar cogumelos, aqueça uma grelha ou churrasqueira em fogo médio-alto e escove os cogumelos com um pouco de óleo. Grelhe os cogumelos por alguns minutos de cada lado, até que estejam ligeiramente carbonizados.

Assando: Para assar cogumelos, pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius. Jogar os cogumelos com um pouco de óleo e espalhá-los em uma assadeira. Asse os cogumelos por 10-15 minutos, até ficarem macios.

Sopa de cogumelo

mushroom soupPara fazer uma sopa de cogumelo vegano, comece refogando cogumelos e cebolas em uma panela com um pouco de óleo. Uma vez que os legumes são amolecidos, adicione alho e cozinhe por mais um minuto. Em seguida, adicione caldo vegetal e leve a sopa para ferver. Deixe a sopa cozinhar por alguns minutos, depois purê com um liquidificador de imersão ou em um liquidificador normal. Tempere a sopa com sal e pimenta a gosto e sirva.

 

 

 

 

 

Fonte: www.ivu.org

  • Criado por .
  • Acessos 2266