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Tofu: O Super Alimento que vai mudar sua dieta Vegana pra sempre!

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O tofu é um alimento incrivelmente versátil e nutritivo que tem sido usado há séculos como um grampo em dietas veganas. Uma ótima fonte de proteína, cálcio, ferro e outras vitaminas e minerais essenciais, o tofu pode ser preparado de inúmeras maneiras deliciosas para adicionar sabor e textura a qualquer refeição. Como bônus, é barato, fácil de encontrar na maioria dos supermercados ou varejistas on-line e altamente sustentável.

Mas antes de mergulharmos em todas as maneiras deliciosas de usar o tofu em suas aventuras culinárias - vamos dar uma olhada em sua história! Curiosidade: O Tofu foi inventado pela primeira vez há mais de 2000 anos pelo filósofo chinês da era da dinastia Han (202 aC-220 dC). A criação deste queijo de feijão mágico foi inspirada no processo tradicional de fazer queijo a partir de leite com coalho; em vez de usar enzimas animais como o coalho, em vez disso, a soja foi coagulada usando extrato de água do mar nigari que contém cloreto de magnésio. Esta descoberta revolucionária mudou para sempre a paisagem da culinária vegetariana!

Nutricionalmente falando, o tofu é um ingrediente incrível e poderoso! É rico em proteínas à base de plantas e pobre em gordura saturada (em comparação com algumas fontes animais), por isso é uma excelente alternativa de carne ao preparar refeições para veganos ou vegetarianos. Com 9 gramas por 1/4 de tamanho de porção de xícara - ele também é uma paulada quando se trata de fornecer aos nossos corpos aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e desenvolvimento, entre outras coisas. Não só isso, mas o tofu também é carregado com minerais como manganês e fósforo, juntamente com gorduras saudáveis, como ácidos graxos ômega 3, que são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol em nossos sistemas corporais, especialmente quando ingeridos regularmente durante todo o plano de dieta. Além disso, se tudo isso não fosse suficiente - você sabia que comer tofu pode até fornecer proteção contra certos tipos de câncer? Sim, de fato - vários estudos mostraram que existe algum tipo de correlação entre o consumo de produtos de soja, como edamame e tempeh, juntamente com o consumo regular de pratos de tofu feitos na hora a cada semana, levando à redução dos fatores de risco associados ao desenvolvimento de cânceres mais tarde, devido provavelmente graças principalmente ao seu teor extremamente alto de antioxidantes encontrados dentro desses saborosos superalimentos.

Agora vamos falar sobre como você pode incorporar receitas mais deliciosas com a comida favorita de todos - saboroso TOFU! De refogados feitos rapidamente depois de chegar em casa do trabalho a jantares tarde da noite servidos quentes nos fins de semana - realmente não há muito que esse ingrediente incrível não possa fazer ~ Uma maneira que eu pessoalmente gosto de adicionar mais variedade durante os meus horários de preparação de refeições geralmente se concentra em optar com frequência por marinar vários blocos de tofu antes de fritá-los / assa-los para então usar logo em seguida no jantar horas depois - não importa que tipo de prato eu esteja indo acabar fazendo a partir desta amada maravilha nutricional :) Existem literalmente centenas de milhares de combinações diferentes possíveis possibilidades de significado verdadeiramente infinitas aqui amigos! Então, por que esperar mais, vamos começar hoje?


Aqui estão as 5 receitas veganas mais populares que usam Tofu como ingrediente principal

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1. Tofu Cozido Crocante: Este é um ótimo prato vegano que pode ser servido como aperitivo, lanche ou prato principal! Para fazer esta deliciosa receita, tudo o que você precisa fazer é cortar seu tofu em cubos e marina-lo com uma combinação de molho de soja, alho em pó, cebola em pó, levedura nutricional e um pouco de óleo para adicionar sabor. Em seguida, asse os cubos em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos até dourar crocante e dourado. Sirva-os com seus molhos favoritos ou use como coberturas em saladas e tigelas.

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2. Arroz frito vegano: Esta refeição clássica de estilo chinês recebe um impulso extra de proteína da adição de tofu! Primeiro, cozinhe o arroz de acordo com as instruções da embalagem, em seguida, reserve enquanto prepara vegetais, como cebolas e cenouras, que serão fritos juntos em óleo de gergelim, juntamente com pedaços de tofu firme esfarelados (para melhores resultados - pressione o excesso de umidade antes de adicionar). Uma vez que tudo começa a se tornar perfumado das mistura de temperos adicione generosamente sal e pimenta, em seguida, adicione arroz cozido de volta na panela misturando tudo bem até combinar uniformemente todo o lote. Finalmente, termine o prato polvilhando algumas ervas frescas picadas antes de servir, se desejar.

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3. Vegan Buddha Bowls: Estes são sempre tão satisfatórios porque eles estão cheios de ingredientes saudáveis como quinoa, legumes assados como batata-doce e couve-flor, além de muitas outras guloseimas, dependendo do tipo de tigela em particular que estou fazendo hoje. Por exemplo - ao montar o meu, geralmente começo a camada de base que consiste em mistura de arroz integral ou marrom orgânico, seguido de generosas verduras recém-cozidas no vapor cobertas de pedaços de tofu assados / fritos em cubos aninhados entre vegetais de raiz coloridos e legumes em abundância! Por último, mas não menos importante, regue tudo sobre o molho leve (de tahine de limão) pouco antes de cair boca imediatamente Uhmmm Delícia! 😉

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4. Sopa de Curry de Coco: Não só esta sopa tem um sabor incrível, como também é super fácil de fazer em casa! Comece refogando alho, gengibre + pasta de curry em óleo de coco até ficar perfumado e, em seguida, adicione lentamente o caldo de legumes mexendo ocasionalmente até atingir o ponto de ebulição (~ 5 minutos). Em seguida, despeje tomates em cubos + leite de coco enlatado batendo ambos os ingredientes completamente, permitindo ferver mais alguns minutos antes de finalmente adicionar um punhado de blocos de tofu soft / tofu firme em cubos dentro da panela mexendo continuamente até espalhar por todo o caldo de sopa ~ Uma vez terminado deixe esfriar ligeiramente servir morno como prato principal ao lado de pães crocantes laterais talvez? Pensa numa coisa boa! 😋 😉

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5. Wraps de alface com tofu e gengibre: Se você está procurando algo leve, mas saboroso, esses wraps certamente são uma boa pedida! Comece a aquecer uma colher de sopa de cada azeite + açúcar mascavo em fogo médio uma vez borbulhando a temperatura mais baixa adicionando levemente tofu firme de bloco prensado que foi cortado em fatias finas cozinhando cada lado cerca de 5 minutos por fatia até que a cor marrom dourada seja alcançada virando de vez em quando novamente para garantir que o processo de cozimento mesmo aconteça aqui. Agora tome duas colheres de sopa de sementes de gergelim jogando uniformemente em toda a superfície superior de cada peça, garantindo a máxima cobertura possível depois misture molho de soja + raiz de gengibre ralado mexendo vigorosamente formando consistência espessa semelhante a esmalte chuviscando sobre fatias preparadas e por último montar wrap enchendo folhas de alface em forma de conchas com camadas de fatias de pepino e pimentão etc. Cai dentro!

Um alimento global verdadeiramente saudável

A popularidade do tofu tem aumentado constantemente em todo o mundo nos últimos anos, à medida que mais pessoas descobrem seus muitos benefícios para a saúde e usos culinários versáteis. De pratos veganos a receitas asiáticas tradicionais, esta fonte de proteína à base de plantas está rapidamente se tornando um ingrediente básico em cozinhas em todos os lugares! Mas como se tornou tão popular? Vamos dar uma olhada em porque o tofu agora está disponível na maioria dos países em todo o mundo - e que tipos você pode encontrar em sua próxima viagem ao supermercado.

O tofu tem sido usado há séculos por culturas em toda a Ásia e além, mas só se tornou amplamente disponível fora dessas regiões recentemente devido aos avanços na tecnologia de embalagem e transporte de alimentos. Isso significa que não só você pode comprar tofu fresco ou congelado on-line (ou de lojas especializadas), mas também versões seladas a vácuo que tornam mais fácil do que nunca desfrutar desta deliciosa alternativa de carne, mesmo quando se vive longe de onde é tradicionalmente feita.

Ao comprar tofu, existem vários tipos diferentes disponíveis, dependendo das suas necessidades: Tofu Soft – perfeito para se misturar em smoothies ou criar molhos cremosos; Firme / Extra Firme - melhor usada ao fritar, grelhar ou assar, pois eles mantêm bem sua forma durante o cozimento; Tofu defumado - uma excelente adição a saladas e sanduíches (tem um sabor bastante semelhante ao bacon); Tofu marinado - pré-aromatizado com ervas e especiarias por conveniência; Tofu germinado – rico em fibras com um sabor de nozes ideal para ensopados e sopas etc.; Assado / Frito - preparado de qualquer maneira, em seguida, embalado pronto comer direto fora da caixa sem trabalho extra necessário. 😄

kinds of tofu

Em conclusão, graças aos avanços modernos dentro da indústria de alimentos, agora temos acesso a alguns alimentos de qualidade incrível, como o saboroso TOFU !! Se está tentando criar deliciosos pratos veganos como arroz frito, tigelas de Buda ou wraps com curry + uma porção de opções criativas pra tacar junto usando várias formas desta coalhada de feijão (chamada tofu). Então, por que esperar mais, vamos começar hoje a comer tofu?

Artigo traduzido de www.ivu.org

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