Skip to main content

Supra Soy

 

De: Consumidor <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>
Enviado: segunda-feira, 29 de novembro de 2021 09:07
Para: xxxx
Assunto: RES: Suprasoy Contato |

 



Prezada Karin.

Agradecemos o contato e preferência.
 
Referente a sua solicitação, os produtos da linha SupraSoy possuem na composição a vitamina D, de origem animal, exceto o produto SupraSoy Light Zero Lactose. Já está sendo estudada a substituição por vitamina D2 de origem vegetal, a qual tem a mesma função.
Quanto à vitamina A de origem sintética.

Permanecemos a sua disposição para novas informações que se façam necessárias.

Atenciosamente

Francine Turo
Josapar - Serviço ao Consumidor

 

 

------------------------- Forwarded message -------------------------
Enviada em: segunda-feira, 7 de março de 2005 11:46
Para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assunto: Formulário Fale Conosco

Mensagem: Olá Sou consumidor do Supra Soy sem lactose,gostaria de saber se a soja que vocês utilizam é transgênica ou não.

Agradeço a atenção,
Adriano

Este email foi enviado pelo Fale Conosco de nosso site na internet.

 


Resposta:


From: "Consumidor" Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sent: Monday, March 07, 2005 5:25 PM
Subject: RES: Formulário Fale Conosco

Prezado Adriano:

Boa tarde.

Agradecemos o contato.

Para sua maior tranquilidade e segurança, gostaríamos de lhe informar que os produtos SupraSoy Integral, Light e Sem Lactose são produzidos a partir de soja brasileira não transgênica. Um rigoroso sistema de rastreamento, procedimento, segregação e controles de processo, matéria-prima e produto, foi implantado em conjunto com a PTI - Protein Technologies International, fornecedor da matéria-prima da linha de produtos SupraSoy, para garantir a ausência de soja transgênica em sua composição. Cada lote recebido de matéria-prima possui certificado de origem de produto "NON-GM", apresentado pela PTI. A linha SupraSoy ainda conta com laudos de controle de produção, feitos por laboratório credenciado do Ministério da Saúde e atende a todos os padrões exigidos, inclusive quanto à ausência de transgênicos.

O Decreto 4680, de 24 de abril de 2003, relativo à rotulagem de produtos transgênicos, obriga a apresentação de informação nas embalagens somente quando o produto contiver ingredientes derivados de organismos geneticamente modificados em sua composição.

Como a legislação sempre exige uma informação positiva, se deve dizer o que existe no produto, e não se declara o que não se tem.Logo, como os produtos SupraSoy não contêm transgênicos não existe um Decreto para essa condição.

Por sua clareza e eficiência, o programa de controle apresentado pela Josapar ao Ministério da Saúde, em relação aos transgênicos, rendeu elogiosà empresa pela sua ética e profissionalismo, tendo a Josapar sido citada como exemplo a seguir em seminários nacionais ocorridos recentemente.

Reiterando sua filosofia de oferecer informações com seriedade e respeito máximos ao seu consumidor, a Josapar se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Para sua maior segurança, segue por correio o laudo de controle.

Nos colocamos a sua disposição para maiores informações que se façam necessárias.

Atenciosamente

Mariana Dorner
Josapar - Serviço ao Consumidor


Complemento:

 

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Renata Octaviani Martins
Data: 15 de janeiro de 2010 14:39
Assunto: [Guia Vegano] Supra Soy sem lactose/ Supra Soy Iogurte / Vitamina A: cuidado!


Faz tempo que eu parei de comer/tomar produtos enriquecidos com vitaminas A e/ou D, não só pq evito excesso de industrializados mas tb pq eu já tinha notado a dificuldade em se confirmar a origem das mesmas.
 
O SupraSoy sem lactose (leite de soja em pó) e o Supra Soy iogurte afirmam tanto em suas embalagens quanto nos sites (http://www.suprasoy.com.br/index.php?secao=produtos&modulo=detalhe&id_produto=1&gclid=CJ6Zya7ypp8CFYUf7godYWvf0Q e http://www.suprasoy.com.br/index.php?secao=produtos&modulo=detalhe&id_sabor=7que "possui somente ingredientes de origem vegetal"
 
Em relação à vitamina A, não há dúvidas pela resposta da empresa de que é de origem animal.
 
E eu estou em dúvida em relação à vitamina D, se afinal é ou não de origem animal. Mas tenho a impressão de que disseram que usam a D2, de origem vegetal/fúngica e depois falaram um monte de coisas desnecessária sobre metabolismo da vitamina pelo fígado e rins de quem a consome, que dão a impressão errada de que seria de origem animal.
É isso mesmo?
 
Segue a resposta da empresa fabricante do SupraSoy sem lactose, que é utilizado por alguns veganos, enviada a Elio Faktory.
 
Caso alguém seja consumidor desse produto e se sinta lesado, recomendo que repita a pergunta à empresa e se dirija ao JEC de sua cidade com o e-mail da empresa, o print das páginas, a lata/nota, algum material sobre veganismo e pedir pra escrevente do cartório reduzir a termo a sua inicial, com base:
 
a) No CDC, em razão da resposta clara referente a vitamina A (artigos abaixo), alegando dano ao direito de informação e escolha, além de publicidade enganosa (já que eles fazem afirmações além das necessárias no rótulo).
 
b) No seu veganismo (vc vai ter que juntar algum material pra explicar o que é) e como ele foi agredido.
 
LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. - Código de Defesa do Consumidor:
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
(...)
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
(...)
Da Oferta
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
(...)
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
(...)
 
 
SEGUE O E-MAIL.
=
Bom dia. Gostaria de saber a origem da Vitamina A (Retinol) e da Vitamina D encontrada no SupraSoy sem lactose e no SupraSoy Iogurte. Obrigado.
=
Agradecemos o contato.
Referente a sua solicitação, segue origem da vitamina A e D, encontradas nos produtos SupraSoy.
.
Vitamina A
.
É de origem animal
, pois nossa vitamina é proveniente do Retinol e não Pró vitamina A
.
Vitamina D
.
A vitamina D pode ser encontrada sob duas formas: o ergocalciferol (vitamina D2) e o colecalciferol (vitamina D3). O ergocalciferol é produzido comercialmente a partir do esteróide ergosterol encontrado em vegetais e leveduras, através de irradiação com luz ultravioleta. É utilizado como suplemento alimentar para enriquecimento de alimentos como o leite com vitamina D. O colecalciferol é transformado pela ação dos raios solares a partir da provitamina D3 (7-deidrocalciferol) encontrada na pele humana. Ambas as formas D2 e D3 são hidroxiladas no fígado e rins a 25-hidroxicalciferol e subsequentemente à forma biologicamente activa, o 1,25-di-hidroxicalciferol (calcitriol), que actua como uma hormona na regulação da absorção de cálcio no intestino e regulação dos níveis de cálcio em tecidos ósseos e renais.   
.
Atenciosamente
.
Mariana Dorner
Josapar - Serviço ao Consumidor
  • Criado por .
  • Acessos 23752