Skip to main content

Ciência

ciencia

Carnívoro, Herbívoro ou Onívoro: O Cardápio Pré-Histórico e o Futuro Vegano do Homo Sapiens

Australopithecus

O debate sobre a evolução da dieta humana é complexo e multifacetado. Afinal, somos carnívoros, herbívoros ou onívoros? Pesquisas recentes sugerem que a resposta não é tão simples quanto uma única categoria. Na verdade, a dieta humana evoluiu para ser flexível, permitindo a adaptação a uma variedade de alimentos disponíveis no ambiente, incluindo uma mistura de alimentos de origem vegetal e animal.

Leia mais: Carnívoro, Herbívoro ou Onívoro: O Cardápio Pré-Histórico e o Futuro Vegano do Homo Sapiens

  • Última atualização em .
  • Acessos 33999

PORQUE SOMOS CONTRA OS MODELOS ANIMAIS - O REDUCIONISMO COMO BASE DA FALIBILIDADE DOS MODELOS ANIMAIS

modelo animal

Além de indefensável sob o ponto de vista ético, uma vez que submete seres sencientes1 ao sofrimento físico e psicológico (Singer, 1998; Regan, 2001), a vivissecção2 é uma prática que falha em pelo menos um critério fundamental para que seja considerada verdadeiramente científica: predictabilidade. Antes de tecer algumas considerações acerca das razões de ordem epistemológica subjacentes aos resultados pífios provenientes dos modelos animais, gostaria de remeter o leitor a alguns contextos e dados que ilustram a afirmação feita anteriormente.

Leia mais: PORQUE SOMOS CONTRA OS MODELOS ANIMAIS - O REDUCIONISMO COMO BASE DA FALIBILIDADE DOS MODELOS...

  • Última atualização em .
  • Acessos 15879

Carne sem sofrimento: As falhas fatais da carne in vitro

vaca de lab

Christina Agapakis é uma bióloga sintética e pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Califórnia que tem um blog sobre sobre a biologia, engenharia, engenharia biológica, engenharia e biologicamente inspirado no oscilador.

Quando você contabiliza o adubo necessário para produzir alimentos animais e do grande volume de metano expelido pelas vacas (principalmente, mas não exclusivamente, a partir de suas bocas), um carnívoro dirigindo um Prius pode contribuir mais para o aquecimento global do que um vegano em uma Hummer. Dada a pegada ecológica do agronegócio é fácil ver por que as pessoas vem se animado com a idéia de carne cultivada em um laboratório, sem adubo, milho, rações ou arrotos.

Leia mais: Carne sem sofrimento: As falhas fatais da carne in vitro

  • Última atualização em .
  • Acessos 13202

A questão da utilização científica de animais e a formação dos comitês de ética

Sérgio Greif

debate etico

A experimentação animal tem sido debatida em todo mundo. Biólogos, médicos e outros cientistas têm se levantado para se pronunciar a seu favor ou contra ela. Seus prós e contras tem sido apresentados, às vezes por uma abordagem científica, às vezes por uma abordagem ética. Auto-denominados "comitês de ética" tem sido criados com o objetivo de prontamente resolver a questão, conciliando todas as partes e tornando a experimentação aceitável pelo ponto de vista ético. Mas de que forma o cidadão comum, alheio às atividades acadêmicas, pode tomar parte nessa discussão? Tem ele o direito de opinar, não tendo suficientes conhecimentos de biologia, fisiologia, bioquímica e disciplinas afins?

Leia mais: A questão da utilização científica de animais e a formação dos comitês de ética

  • Última atualização em .
  • Acessos 13552

Posicionamento do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB: "Vegetarianismo na Balança"

A Folha On Line publicou em 11 de maio de 2009, uma reportagem de Chico Felitti institulada "Vegetarianismo na Balança" (reproduzido no site da SVB em clique aqui), que trata do vegetarianismo no contexto dos distúrbios alimentares e divulga várias inverdades, levando, lamentavelmente, à desinformação.

Leia mais: Posicionamento do Departamento de Medicina e Nutrição da SVB: "Vegetarianismo na Balança"

  • Última atualização em .
  • Acessos 11931