Skip to main content

Adotando Dietas Baseadas em Alimentos Integrais e Vegetais para Combater a Epidemia Global de Diabetes Tipo 2

embutidos de carne sao cancerigenos e causam diabete tipo 2

O peso global do diabetes tipo 2 tem aumentado a uma taxa alarmante, com a má qualidade dos carboidratos sendo identificada como um fator significativo por trás do aumento impressionante de novos casos. Um modelo de pesquisa desenvolvido pela Friedman School of Nutrition Science and Policy da Tufts University, publicado no periódico Nature Medicine, indica que mais de 14,1 milhões de casos de diabetes tipo 2 foram causados por uma dieta inadequada em 2018, representando mais de 70% dos novos diagnósticos em todo o mundo. O estudo destaca a urgência de promover dietas saudáveis baseadas em alimentos integrais e vegetais como medida preventiva contra o diabetes tipo 2.

A pesquisa estudou dados de 184 países entre 1990 e 2018 e descobriu três coisas na alimentação das pessoas que aumentaram muito os casos de diabetes tipo 2 no mundo: comer poucos grãos integrais, consumir muito arroz e trigo refinados e exagerar na carne processada. Beber muito suco de frutas e não comer vegetais não-amiláceos*, nozes ou sementes suficientes também afetou os casos da doença, mas teve um impacto menor.

Em resposta a essas descobertas preocupantes, organizações como a União Vegetariana Internacional (IVU) têm feito esforços significativos para educar o público e profissionais de saúde sobre os benefícios das dietas baseadas em alimentos integrais e vegetais. A Vegan Food Academy da IVU oferece uma categoria inteira dedicada a receitas baseadas em alimentos integrais e vegetais, e seu Guia de Nutrição Vegana para Adultos, disponível em inglês, português e espanhol, fornece informações valiosas para profissionais de saúde sobre a administração segura dessas dietas.

Diferenças geográficas nos hábitos alimentares também foram examinadas no estudo, com a Europa Central e Oriental e Ásia Central, particularmente Polônia e Rússia, apresentando o maior número de casos de diabetes tipo 2 relacionados à dieta. Isso é atribuído ao consumo de carne vermelha, carne processada e batatas. Taxas de incidência elevadas também foram encontradas na América Latina e no Caribe, especialmente na Colômbia e no México, devido ao alto consumo de bebidas açucaradas, carne processada e baixa ingestão de grãos integrais.

As descobertas do estudo enfatizam a necessidade de uma mudança global nos hábitos alimentares, com foco na promoção de dietas saudáveis baseadas em alimentos integrais e vegetais como medida preventiva chave contra o diabetes tipo 2. As iniciativas da União Vegetariana Internacional, como a Vegan Food Academy e o Guia de Nutrição Vegana para Adultos, são excelentes exemplos dos recursos que devem ser disponibilizados de forma mais ampla para ajudar indivíduos e famílias a tomar decisões informadas sobre suas dietas.

Sem controle e com as taxas de incidência projetadas para aumentar, o diabetes tipo 2 continuará impactando a saúde da população, a produtividade econômica, a capacidade do sistema de saúde e aprofundando as desigualdades de saúde em todo o mundo. É fundamental que médicos, formuladores de políticas e atores do setor privado priorizem a educação nutricional e apoiem a adoção generalizada de escolhas alimentares mais saudáveis para enfrentar essa epidemia global. Incentivar dietas baseadas em alimentos integrais e vegetais não só tem o potencial de reduzir significativamente a incidência de diabetes tipo 2, mas também de melhorar a saúde pública e o bem-estar geral.

A crescente incidência de diabetes tipo 2 em todo o mundo é um chamado à ação para que governos, profissionais de saúde e indivíduos colaborem na promoção de dietas saudáveis e na conscientização sobre os riscos associados à má qualidade dos carboidratos. A adoção de dietas baseadas em alimentos integrais e vegetais pode desempenhar um papel crucial na prevenção e controle dessa doença devastadora, melhorando a qualidade de vida e a saúde das populações em todo o mundo.

* Vegetais não amiláceos são: cenoura, beterraba, nabo, vegetais verdes folhosos (como espinafre e alface); vegetais crucíferos (brócolis, repolho e agrião); e do gênero allium, como cebola, alho e alho-poró.
Fonte:

O’Hearn, M., et al. (2023). Incident type 2 diabetes attributable to suboptimal diet in 184 countries. Nature Medicinehttps://www.nature.com/articles/s41591-023-02278-8

 

  • Última atualização em .