Skip to main content

A Crescente Tendência do Mercado à Base de Plantas e Vegano: Uma Análise Abrangente alternativas de carne e leite à base de plantas

plant based meat and milk alternatives

O mercado à base de plantas tem experimentado uma ascensão extraordinária nos últimos anos, à medida que as pessoas adotam escolhas mais sustentáveis e conscientes da saúde. Desde dietas veganas até queijos à base de plantas, a mudança em direção a essas alternativas é evidente e significativa. Neste artigo, vamos nos aprofundar nos dados por trás dessa tendência crescente, oferecendo uma visão abrangente da ascensão do mercado à base de plantas e vegano.

A Ascensão do Veganismo

AUMENTO DO NÚMERO DE CONSUMIDORES QUE ABRAÇAM ALTERNATIVAS AOS PRODUTOS ANIMAIS
Dados da The Vegan Society revelam que um número considerável de consumidores está ativamente reduzindo ou eliminando produtos animais de suas dietas, principalmente devido a fatores de custo de vida. O selo da The Vegan Society, introduzido em 1990, tornou-se cada vez mais prevalente em escala global. Mais de 65.000 produtos de mais de 2.500 empresas agora ostentam este selo, incluindo cosméticos, produtos de higiene pessoal e alimentos e bebidas. Espantosamente, só em 2021, The Vegan Society registrou um notável total de 16.439 produtos com o Selo Vegan, com mais de 82% dos registros de produtos ocorrendo nos últimos cinco anos.

O Fenômeno do Veganuary

Outro indicador significativo do aumento do veganismo é a campanha Veganuary. Essa iniciativa anual incentiva as pessoas a adotarem uma dieta vegana durante todo o mês de janeiro. Ao longo dos anos, a campanha tem presenciado um aumento constante de participantes, demonstrando o crescente interesse em estilos de vida à base de plantas. Em 2022, mais de 629.000 pessoas de 228 países e territórios comprometeram-se com o Veganuary, em comparação com meros 3.300 em 2014. Esse aumento na participação reflete a crescente aceitação e adoção do veganismo em todo o mundo. O gráfico de barras a seguir visualiza este aumento nas inscrições na campanha Veganuary de 2014 a 2022.

veganuary graph

Veja Também:

O Mercado de Alternativas Lácteas

CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO E TAMANHO DO MERCADO
O mercado de alternativas lácteas está experimentando um crescimento notável, oferecendo aos consumidores alternativas à base de plantas para os tradicionais produtos lácteos. Segundo um relatório da Grand View Research, o mercado global de alternativas lácteas foi avaliado em 26,01 bilhões de dólares em 2022. Além disso, projeta-se que expandirá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,6% de 2023 a 2030. Esse aumento na demanda destaca a crescente preferência por opções sem lactose e a crescente consciência do impacto ambiental da agropecuária animal.

O gráfico de barras a seguir visualiza o crescimento projetado do mercado global de alternativas lácteas de 2022 a 2030.

dairy graph

O Mercado de Substitutos da Carne

DEMANDA CRESCENTE POR ALTERNATIVAS DE CARNE
À medida que os consumidores se tornam mais conscientes da saúde e do meio ambiente, o mercado de substitutos da carne também está testemunhando um crescimento substancial. Um relatório da MarketsandMarkets revela que o mercado foi avaliado em 1,89 bilhão de dólares em 2021 e projeta-se que atinja 4,04 bilhões de dólares até 2027, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,5%. Esse aumento na demanda por alternativas à carne sinaliza uma mudança nas preferências do consumidor em direção a escolhas alimentares sustentáveis e éticas.

O gráfico de barras a seguir visualiza o crescimento projetado do mercado global de substitutos da carne de 2021 a 2027.

meat graph

O Mercado de Queijo à Base de Plantas

DEMANDA CRESCENTE E VALOR DE MERCADO
O mercado de queijo à base de plantas é outro segmento que não deve ser negligenciado. Com os consumidores buscando alternativas sem lactose, as vendas de queijo à base de plantas têm experimentado um crescimento notável. Em 2022, o valor de mercado foi estimado em US$ 1.530,2 milhões, e projeta-se que atinja US$ 3.416,6 milhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,4% durante o período de 2022 a 2032. Essa tendência ascendente reflete a crescente demanda por opções à base de plantas na indústria do queijo.

O gráfico de barras a seguir visualiza o crescimento projetado do mercado global de queijos veganos de 2022 a 2032.

cheese graph

Nota Final

O aumento inegável na popularidade do veganismo e das opções à base de plantas sublinha uma mudança do consumidor em direção a escolhas sustentáveis e conscientes da saúde. Este florescente mercado verde, exemplificado por saltos em laticínios, substitutos da carne e queijo vegano, é mais do que apenas uma tendência - é uma revolução no estilo de vida.

Armados com insights aguçados do mercado e previsões de crescimento, as empresas têm o esboço para se juntar a esta evolução culinária. A chamada para ação é simples - inovar, criar alternativas irresistíveis e aproveitar a crescente demanda por opções alimentares ecológicas e éticas.

Em suma, esta onda verde apresenta uma oportunidade sem paralelo para as empresas ascenderem na classificação, se destacarem na indústria e transformarem o 'vegano' de um termo da moda em um benefício tangível. Então, aqui está para surfar a crista desta tsunami à base de plantas e fazer ondas no mercado. Seu público está esperando. Pronto para cair dentro desta onda?

Traduzido de www.ivu.org
  • Última atualização em .