Skip to main content

Fórum Vegano

Parecer do CRN-3 sobre Dietas Vegetarianas – como surgiu

Parecer do CRN-3 sobre Dietas Vegetarianas – como surgiu

 

Há sete anos o Dr. Eric Slywitch, médico nutrólogo, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB, participa como palestrante do Congresso de Nutrição Humana, Ganepão (um dos maiores da América Latina). Desde 2009, ele coordena uma sessão voltada exclusivamente ao vegetarianismo, sobretudo o aspecto nutricional.

 

No ano de 2011, a SVB foi oficialmente incorporada a essa sessão.

 

No dia 15 de junho de 2011, a palestra ministrada pelo Dr. Eric Slywitch abordou o tema: “Dietas sem proteínas de origem animal: há algum problema com a adequação de aminoácidos?”. Nesse mesmo evento estava presente o Coordenador do Departamento de Meio-ambiente da SVB, Guilherme Carvalho, que abordou o tema “Meio-ambiente e consumo de carne: qual é a relação?”.

 

A presidente dessa mesa redonda era a então presidente do Conselho Regional de Nutrição, CRN-3, Dra. Beatriz Tenuta que, após a apresentação, convidou o Dr. Eric Slywitch para participar de um Projeto oficial do CRN-3 chamado “Ponto e Contra Ponto”, que tem por objetivo esclarecer os profissionais nutricionistas sobre assuntos considerados polêmicos na nutrição.

 

No dia 25 de agosto de 2011, o Dr. Eric compareceu ao CRN-3, com os representantes técnicos do próprio CRN-3, assim como representantes da APAN (Associação Paulista de Nutrição) e do Sindicato dos Nutricionistas. Na apresentação, havia uma nutricionista para fazer um contra-ponto sobre as dietas vegetarianas.

 

Após as apresentações, ficou decidido que seria elaborado um parecer oficial do CRN-3, que consta abaixo na sua íntegra. Para a elaboração desse parecer técnico, o Dr. Eric Slywitch produziu um documento oficial com mais de 40 páginas (sem contar as referências bibliográficas) com toda a fundamentação científica do vegetarianismo, ensinando, detalhadamente, como o profissional nutricionista deve prescrever a dieta vegetariana com segurança. Desse documento, em conjunto com o que foi discutido em reunião, foi elaborado o resumo (abaixo) que foi enviado para todos os nutricionistas vinculados ao CRN-3.

 

A SVB se orgulha de ter seu representante oficial, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição à frente de tal projeto e acredita que o documento elaborado é um marco para a sedimentação do vegetarianismo em todo país, pois dá mais ferramentas para que o público e os profissionais de saúde possam adotar o vegetarianismo como uma alimentação e um estilo de vida saudável e seguro.

 

banner_newsletter

 

cestaPARECER CRN-3

Vegetarianismo

O Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região, dando continuidade ao Projeto “Ponto e Contra Ponto”, para discussão de diversos temas polêmicos e de interesse para a atuação do nutricionista, divulga o resultado das discussões sobre Vegetarianismo, quando profissionais analisaram as questões nutricionais, sociais e culturais inerentes ao tema.

 

Nesta discussão, destacaram-se as seguintes considerações:

 

– os seres humanos são animais onívoros que podem consumir tanto os produtos de origem animal como vegetal. Por sua natureza biológica, o homem pode comer o que quiser. As vicissitudes ambientais, associadas à pulsão de vida vêm determinando as alterações evolutivas nos costumes alimentares;

 

– vegetariano é aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos;

 

– a alimentação vegetariana é praticada, atualmente, por diversas razões - científicas, ambientais, religiosas, filosóficas, éticas. Estudos científicos demonstram que é possível atingir o equilíbrio e a adequação nutricional com dietas vegetarianas- ovolactovegetarianas, lactovegetarianas, ovovegetarianas e até veganas, desde que bem planejadas e, se necessário, suplementadas;

 

– a dieta vegetariana estrita (vegana) não apresenta fontes nutricionais de vitamina B12, que deve ser fornecida por meio de alimentos fortificados ou suplementos. Os elementos que exigem maior atenção na alimentação do ovolactovegetariano são: ferro, zinco e ômega-3. Na dieta vegetariana estrita deve haver atenção, além de vitamina B12, para cálcio e proteína;

 

Diante destas considerações, o CRN-3 RECOMENDA aos nutricionistas para que estejam atentos ao seguinte:

1) Qualquer dieta mal planejada, vegetariana ou onívora, pode ser prejudicial à saúde, levando a deficiências nutricionais.

2) As dietas vegetarianas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida.

3) Indivíduos com distúrbios alimentares (anorexia nervosa, bulimia, ortorexia e outros), em algum momento da evolução da doença, estão sujeitos a adotar dietas restritivas de qualquer tipo, vegetarianas ou não e devem ser avaliados nesse contexto.

4) A adequação nutricional da dieta vegetariana estrita (vegana) é mais difícil de atingir e exige planejamento e orientação alimentar cuidadosos, incluindo suplementação específica.

 

Ao nutricionista cabe orientar o planejamento alimentar dos indivíduos, visando à promoção da saúde, respeitando as individualidades e opções pessoais quanto ao tipo de dieta. Aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da relação entre o indivíduo e os alimentos devem sempre ser considerados, no processo da atenção dietética.

 

 

CRN-3
Colegiado

 

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461, 3º andar, Torre Sul - Jd. Paulistano
São Paulo - SP

Fonte: SVB
  • Criado por .
  • Acessos 6253