Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Ainda onívoro 15 anos 8 meses atrás #1603

Oi Pessoal,

Sou novo no forum. Já tentei me tornar vegetariano outras vezes, nenhuma vez com sucesso. Infelizmente a pressão familiar é muito grande pra quem mora no RS. Além disso, todas as vezes que tento me tornar vegetariano, tenho alguns probleminhas como tremedeiras, e coisas do tipo.

Estou aqui pra tentar novamente me tornar vegetariano. As coisas que me motivam a isso são o amor pelos animais e a saúde. Acho também incoerente que a gente ame nosso cachorrinho em casa, ache a vaca muito lindinha no campo e cruelmente coma outros animais pelo simples prazer de saborear uma carne.

A minha grande dúvida, a coisa que mais gostaria de ter certeza, é que a Carne não é necessária para a alimentação Como eu disse antes, a sociedade é tão cruel nesse ponto, que comer carne é a coisa mais normal do mundo. É um habito tão arraigado no nosso cotidiano, que compramos no supermercado aquele pedaço de animal na maior frieza, como se fosse "Carne" e não "Boi".

Se tiverem algum texto ou vídeo pra me indicar onde nos mostra que não precisamos de carne para viver, eu fico grato.

Estou tentando novamente porque a gota dágua aconteceu nesse fim de semana. Eu devo confessar que eu gosto de carne, gosto do sabor e um churrasco pra mim é a melhor refeição. Mas nesse fim de semana, meu sogro (gaúcho daqueles BEM gaúchos) fez um "leitão a pururuca" assado. Ele trouxe aquela perna e colocou na mesa... foi simplesmente nojento!!! O bicho ainda tinha pele!! Conseguia imaginar o resto todo do porco que tava faltando!!!! Ele trouxe aquela forma com o maior orgulho. Como um cirurgião, ele cortou aquela pele com uma faca daquelas enormes, tirando a pele/gordura de cima e expondo uma carne branca, nojenta, com umas gorduras granuladas que pareciam humana, e tudo com o maior orgulho... Isso foi nesse domingo, e de lá pra ca, como das outras vezes em que eu fiquei sem comer carne, parei novamente.

Mas nessa jornada, sempre encontro alguns problemas:

1) Sociedade/familha:
Minha familia toda é amante da carne. Meu sogro, como eu disse, é daqueles piores!! Ele sempre cozinha no domingo, e sempre um prato onde o principal é a carne
2) Minhas fraquezas:
Não sei porque sinto essas tremedeiras quando não como carne. Acho que pode estar relacionado com o tipo de comida que eu como quando carne não é minha refeição principal, que seria: pão francês, arroz, massa, batata, feijão, etc...

O que vocês me sugerem e o que vocês tem pra me indicar de textos?
Não quero, como das outras vezes, me "esquecer" no repuno e nojo que senti daquele pedaço de bicho e quero que isso esteja sempre vivo na minha mente. As vezes sinto que, na primeira vez que eu vi as coisas dessa maneira (um pedaço de bicho ao invés da carne), assim como o NEO no filme de matrix, eu ingeri a pilula vermelha ao invés da azul e passei a ver a verdade como ela é...
O problema é que essa pilula tem efeito temporário... passam alguns dias, e aquela cultura de anos e anos de comedor de carne volta a tona...

To pensando até em criar um blog ou coisa assim, pra que eu relembre sempre do quão cruel é comer carne pra se alimentar...

Desculpa o texto longo pessoal, e espero ansiosamente alguma resposta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Ainda onívoro 15 anos 8 meses atrás #1605

Ola Jgayer,

Você não é o primeiro a ter tentado algumas vezes ser vegetariano sem sucesso.

De fato a pressão social está entre os principais motivos pelos quais muitos deixam de ser vegetarianos ou veganos.

Esta questão todavia só tem um jeito de resolver, sendo firme. Você tem que entender que você vai ser o diferente da turma. Tem gente que gosta de ser o diferente, tem gente que não, quer passar despercebido, vai de gosto.

Como voce deve saber tem terá que se preparar paras gozações, tem que ler bastante a respeito para ter argumentos (caro queira discutir isto com alguem). Os argumentos contras são bem previsíveis e batidos, dificilmente sai algo novo, voce poderá encontrar respostas prontas para eles nos foruns e artigos do Guia Vegano.

Sobre as "tremedeiras". Isto me parece estranho. Bem pode ser psicologico, mas considerando que não seja. Tente ter uma dieta variada, voce mencionou feijão, arroz com feijão te fornece toda a proteina que precisa, se voce comer todo dia ja é uma coisa a menos para preocupar. No mais são vegetais verde escuro (cru ou cozidos), ai vai a criatividade. Não precisa comer só na forma de salada que a principio pode te parecer ruim ou sem graça. Tente comer com recheio de outra coisa, saduiches, tortas ou no macarrão.

Quando eu comecei a comer saladas (coisas verdes em geral) eu odiava. Para acostumar e até passar a gostar, eu punha bastante molhos, na epoca eu era só ovo-lacto, entao punha molho branco sempre que podia... entre outros...

Hoje eu poderia fazer molho branco vegano com tofu numa boa.. mas na época eu não tinha as manhas e nem sabia o que era veganismo.

Nao sei o quanto voce come, mas se voce é dos que come pouco, pode ser que o consumo de fibras pela dieta vegetarina esteja te fazendo consumir menos calorias e esta seja a razão da fraqueza.

Fibras é bom, mas a questão é o equilibrio.

Eu ainda acho que é psicologico :lol:

No mais vai pesquisando tudo que achar aqui no forum ou nos artigos do Guia que voce achará o que precisa.

Seja bem vindo e boa sorte na sua nova tentativa!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Ainda onívoro 15 anos 7 meses atrás #1660

Ôpa, deixe-me então deixar uma mensagem, antes que vire onívoro novamente.

Meu nome é Guilherme, tenho 30 anos e há pouco mais de 2 meses tornei-me vegano. Sempre espalhei para todo mundo que amo os animais e de repente percebi que a frase estava fora de contexto, pois é muito estranho dizer que amo animais e como carne. Foi pensando nisso que decidi mudar radicalmente a minha vida. Procurei orientação, fiz amizade com algumas pessoas do Guia Vegano e outras comunidades também. Passei a ler mais sobre o assunto e principalmente sobre os aminoácidos essenciais (encontrado facilmente nos vegetais) e a vitamina B12 (mais difícil de ser encontrada e o grande desafio para os veganos).
É claro que a pressão da sociedade é muito grande, pois a maioria das pessoas que conheço são onívoros. Alguns que me questionam param para ouvir o que aprendi até o momento e outras ignoram. Mas ser vegano é defender uma causa. Então, não se espante com os questionamentos e nem com a pressão.

Depois que decidi mudar a minha vida, passei a ver as coisas com outros olhos e pode ter certeza que todas as vezes que olho para um pedaço de bife, imagino o sofrimento do animal.

Alguns estudiosos que debatem sobre o assunto falam que o homo sapiens, para desenvolver o cérebro, precisou comer tutano. Outros dizem que foi mera coincidência. Mas independentemente de qualquer estudo, acredito que a melhor maneira de mostrar a importância de ser um vegetariano ou vegano, é que, com a inteligência e a ética que temos, sabemos que não precisamos matar um animal para sobrevivermos. Se o homem em desenvolvimento precisou ou não disso, são águas passadas. Eu comia carne. Agora não como mais e sou feliz assim.

Ser vegano vai muito além de não comer carne e respeitar os direitos dos animais. Um vegano preocupa-se também com o meio ambiente, sustentabilidade, etc. É realmente uma nova escolha de vida.

Então, desejo-lhe sorte em sua nova caminhada.

Os animais e o planeta Terra agradecem.

Um abraço.
Guilherme.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por guill_rj.

Re:Ainda onívoro 15 anos 7 meses atrás #1666

Olá Guilherme,

Sou estudante de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo e ovo-lacto-vegetariano a 6 anos. De fato, essa pressão sempre existirá e você deve ser firme como mencionado pelo admin na resposta anterior.

Sobre a alimentação em si

Arroz e feijão de fato suprem as necessidades de todos os aminoácidos (unidade formadora das proteínas) de que seu organismo precisa e a combinação ideal para isso é de 3:1, ou seja, três colheres de arroz para três de feijão. Sugiro que aumete a ingestão de outros grãos do tipo leguminosas (soja, grão de bico, lentilha) e também oleaginosas (amendoin, castanha). Eles proverão uma quantidade de proteínas que não o deixará obrigado a consumir arroz e feijão todos os dias (enjôa, pode acreditar).

Sobre algum texto que prove que não é necessário comer carne

Em alguns livros de nutrição de nível universitário existe essa informação, mas para facilitar as coisas para você passo o link do posicionamento da American Dietetic Association and Dietitans of Canada no qual (em inglês) há uma excelente descrição de quais os cuidados que uma pessoa vegetariana (seja qual tipo for) deve tomar e com quais nutrientes deve estar atenta: www.eatright.org/ada/files/vegnp.pdf

Grande abraço

Rafael JPD
Graduando de nutrição
Unifesp - Santos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Ainda onívoro 15 anos 6 meses atrás #1676

Procura um nutricionista , especializado em vegetarianismo e tenta fazer as coisas aos pouco:
1º ovo-lacto
2º lacto
3º vegano

Com um intervalo de 2 semanas em cada etapa e outra dica :
Sempre comer pequenas porções , varias vezes ao dia , ao todo mais de 5 mini-refeições.
E para o temores , se bebe café ou chá-mate , já que és gaúcho , diminui a cafeína em excesso provoca tremores.
Saudações.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Ainda onívoro 15 anos 6 meses atrás #1677

  • Rath
  • Avatar de Rath
  • Postagens: 51
Também sou gaúcho e sei o quão complicado é para alguém desta cultura regionalista tão forte e tão abraçada em cadáveres de animais.

Para lhe ajudar, e respondendo ao vídeo que pedistes, aconselho o documentário "A carne é fraca".

É excelente.
Além de ser bastante forte, coerente e fornecer argumentos variados para não se consumir produtos de origem animal, aborda bastante os mitos da necessidade de se comer carne para ter boa saúde.

E o melhor: é um documentário nacional! Feito em Santa Catarina, com a participação de profissionais de vários estados do País dando seus pareceres.

O "Terráqueos" é mais forte ainda! Um ótimo choque para os que tanto te criticam. Mas é feito nos EUA (o que abre uma lacuna para falsos-argumentos contra) e não aborda bem esta questão de saúde (mais ética e ecologia).

Prepare seu estômago, alugue e assista com a família! :)


Após, e seguindo a mudança de estilo de vida citada pelo Guilherme, aconselho assistir outro documentário: A Última Hora (The 11th hour).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Rath.
  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.134 segundos