Skip to main content

Fórum Vegano

Palestra para os departamentos norte-americanos da Agricultura e da Saúde

saurabh.jpgOlá a todos.

 

A palestra para os departamentos norte-americanos da Agricultura e da Saúde e Assistência Social, na quinta feira, 29 de janeiro, foi boa. Havia umas 55 pessoas, com 3 minutos cada, e mais 100 a 150 pessoas na plateia, como observadores interessados e jornalistas.

 

O extraordinário foi que mais ou menos 15 a 20 dos palestrantes enfatizaram dietas de base vegetal e todos eles, pelo que me lembro, defendiam a linha vegana (ainda que não usassem a palavra). É uma diferença significativa em relação a 2004 e 1999, quando eram uns 5 ou 7. Foi uma reunião de amigos bem legal, pelo menos 5 ou mais dos pró-veganos eram de outras cidades.

 

Os organizadores, sub-repticiamente, reduziram para 2,5 minutos o tempo permitido para a segunda metade, sem nos avisar. Como ouvi o boato por um vizinho e verifiquei que era isso mesmo com o meu cronômetro, tive de cortar freneticamente a minha mensagem, já que estava programado para 3 minutos. Isso foi meio chato.

 

Fora isso, fizemos uma boa manifestação e nossa mensagem foi bastante clara. Um amigo nutricionista que ficou lá o dia todo disse que discutiram especificamente a alimentação de base vegetal na parte posterior da reunião. Quem sabe isso não fará mesmo uma grande diferença nas deliberações secretas da comissão consultora e em suas diretrizes finais? Mas acho que fizemos nosso papel e defendemos nossa posição com apoio substancial.

 

Os 3 minutos de observações planejadas estão incluídos abaixo e também foram apresentados comentários em nome da VUNA.

 

Meus melhores votos,

Saurabh

--------------

 

Comentários orais no Departamento Norte-americano da Agricultura e da Saúde e Assistência Social, na quinta feira, 29 de janeiro de 2009 - Saurabh Dalal, vice-presidente IVU – União Vegetariana Internacional

Comissão consultora das Diretrizes Nutricionais de 2010 para os Americanos

 

Bom dia. Meu nome é Saurabh Dalal e gostaria de agradecer a oportunidade de dar meu testemunho na revisão das influentes Diretrizes Nutricionais para os Americanos. Esses comentários estão sendo apresentados em nome de três organizações voluntárias sem fins lucrativos:

 

a União Vegetariana da América do Norte (www.ivu.org/vuna)

a Sociedade Vegetariana do Distrito de Colúmbia (www.vsdc.org)

A União Vegetariana Internacional (www.ivu.org)

 

Os alimentos vegetarianos oferecem grandes vantagens aos seres humanos. Um grande número de estudos científicos muito variados já demonstrou que a alimentação vegetariana bem planejada traz boa saúde em todos os estágios do ciclo da vida. Muitos nutricionistas e outros profissionais de saúde reconhecem que a alimentação vegetariana bem planejada e com baixo teor de gordura — de preferência, a alimentação vegana, sem nenhum produto de origem animal — é a melhor para os seres humanos. Os produtos de origem animal são a principal fonte de gorduras saturadas, a única fonte de colesterol na alimentação e não contêm fibras, causando muitas vezes níveis elevados de colesterol e vários problemas relacionados à alimentação. Entre os muitos sucessos desse tipo de alimentação estão a prevenção e, às vezes, a reversão da doença cardíaca, a prevenção de vários tipos de câncer, a prevenção e a reversão do diabete, a redução da pressão arterial e a melhor administração do peso corporal.

 

Solicitamos à comissão consultora que enfatize com clareza os alimentos vegetais e as alternativas à carne, aos laticínios e aos ovos nas Diretrizes Alimentares de 2010 para os Americanos. A grande variedade de alimentos vegetais, como cereais integrais, frutas integrais, hortaliças, leguminosas, nozes, sementes, flocos de cereais enriquecidos e leites vegetais enriquecidos, como o leite de soja, pode garantir a alimentação saudável e bem equilibrada. Verduras, legumes e frutas de cores vivas e naturais também deveriam ser enfatizados pelo teor de antioxidantes e fitonutrientes.

 

Gostaria de destacar alguns pontos importantes.

 

1. A alimentação baseada em fontes vegetais variadas pode ser densa em nutrientes e satisfaz plenamente a necessidade de proteínas sem o potencial de ingestão excessiva. Já se demonstrou que a proteína da soja equivale, em termos nutricionais, ao valor proteico das proteínas de origem animal. Por serem ácidos, os produtos de origem animal aumentam a excreção de cálcio e promovem a perda óssea.

 

2. Existem muitas fontes vegetais de cálcio. São exemplos excelentes as verduras mais escuras, como a couve, e o leite de soja enriquecido. A gama mais extensa de fontes vegetais de cálcio na alimentação pode aumentar a ingestão de boro, vitamina K e magnésio, ajudando a reduzir o risco de osteoporose.

 

Já se demonstrou que é muito boa a absorção e a biodisponibilidade de cálcio das verduras escuras.

 

Em relação aos grupos alimentares básicos, também é muito importante que cada porção de verduras escuras conta como porção do grupo de alimentos ricos em cálcio E TAMBÉM do grupo das hortaliças. Esse é um benefício a mais que mostra a versatilidade e o benefício dos alimentos vegetais.

 

3. O ferro é abundante em feijões, cereais integrais e frutas.

 

4. O óleo de linhaça e as sementes de linhaça moídas são boas fontes de ômega-3, enquanto o consumo de peixe e outros frutos do mar tem o lado negativo do mercúrio e de outros contaminantes, além do teor significativo de colesterol.

 

5. A ingestão adequada de vitamina B12 é necessária e óbvia e deve vir de alimentos enriquecidos ou de algum suplemento confiável. O leite de soja enriquecido, por exemplo, é boa fonte de vitaminas B12 e D, além de proteína e cálcio.

 

6. Os padrões alimentares estão mudando e a alimentação de muita gente baseia-se mais em plantas do que há uma década. As Diretrizes Alimentares devem abordar a necessidade dos que se afastam dos produtos animais, de forma coerente com as mensagens de muitas instituições importantes de saúde pública, mas também com orientação que seja mais abrangente em termos de alternativas aos alimentos de origem animal e ao leite de vaca.

 

Solicitamos à comissão consultora que incorpore claramente ainda mais alimentos vegetais, especificamente a dieta vegana, bem planejada e com baixo teor de gordura, com seus benefícios à saúde e outros, em todos os aspectos, quando forem atualizadas as Diretrizes Alimentares de 2010 para os Americanos.

 

Agradecemos o tempo e a consideração ponderada dos senhores e lhes desejamos tudo de bom em suas revisões e deliberações.

 

Sinceramente,

 

Saurabh F. Dalal

Presidente da União Vegetariana da América do Norte (www.ivu.org/vuna)

Presidente da Sociedade Vegetariana do Distrito de Colúmbia (www.vsdc.org)

Representante da União Vegetariana Internacional (www.ivu.org)

 

 

  • Criado por .
  • Acessos 4038