Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

respostas a perguntas freqüentes 17 anos 8 meses atrás #577

  • vegano
  • Avatar de vegano Autor do Tópico
  • Postagens: 376

"gostaria de saber se é verdade que cada pessoa que
deixa de comer carne, poupa 35 animais ao ano. esse
dado é real? como interpreta-lo?"


Depende, se a pessoa comia galinha todo dia são poupadas muito mais do que 35 galinhas. Se comia bife são poupados menos do que 2 vacas por ano. Estes dados numéricos que surgem do nada não podem ser confirmados, a informação importante que posso te passar é que no Brasil o consumo per capita de carne bovina é de 36 Kg/ano, suina 9 kg/ano e frango 24 Kg/ano. Na Argentina o consumo de carne bovina é de 58 Kg/pessoa/ano, na itália é de 2 kg/ano; Na Alemanha consome-se 54 Kg/ano de carne suina, em alguns países este consumo nem é significativo; nos EUA consome-se 48 Kg/ano de frango, na maioria dos países subdesenvolvidos este consumo não chega a 5 Kg/ano.

Portanto este dado deveria ser mais claro, porque não especifica de que país e de que "animais" estamos falando.


"aqui no brasil somos quantos vegetarianos?"


Esta é uma boa pergunta. Nenhum país conseguiu até hoje determinar o número de vegetarianos até porque a palavra 'vegetariano' pode ser entendida de diferentes maneiras. Alguns superestimam a quantidades porque consideram que quem come peixe pode ser considerado vegetariano e alguns as subestimam, pois utilizam dados de filiação à sociedade vegetariana, que nem sempre possui muito filiados. Mas as quantidades são por enquanto baixas (menos de 1% da população).

"quanto de carne é deixado de comer, aqui no brasil?"


Os dados de consumo per capita encontram-se na resposta à primeira questão.


"entendo que o aumento no consumo de carne supera a
diminuição que os vegetarianos representam. ou seja,
o número de pessoas que se tornam vegetarianos deve
ser menor do que o número de pessoas que passam a
comer carne, portanto, o impacto do não consumo de
carne não deve aparecer nas estatísticas. isso é
correto?"


É provável que o vegetarianismo ainda não represente nenhum impacto significativo para a industria da carne. Isto só será conseguido quando mais pessoas se tornarem vegetarianas.

"de que forma então estamos salvando os animais, se o
que estamos fazendo não se traduz em menos vacas,
galinhas ou porcos sendo mortos?"


Estamos fazendo nossa parte, dando exemplo. É claro que se você não comprar um peixe haverá a necessidade de capturar menos um peixe. Você salvou a vida daquele animal.
Se você não comer seus 100 gr de bife naquele dia, você terá deixado de consumir apenas 1/2.000 de uma vaca. Um brasileiro come uma vaca a cada 5-6 anos, isto pode parecer pouco, mas não é. Salvamos a vida de animais quando deixamos de comer sua carne, isto é óbvio. Os números são apenas detalhes. Se queremos de fato fazer a diferença, salvar a vida de animais, precisamos levar adiante a mensagem do vegetarianismo. Convencer mais pessoas a não consumi-los. Desta fortma sim podemos impedir que animais sejam abatidos. Por isso a importância não apenas de praticar, como de disseminar o vegetarianismo.

"por favor é com muita humildade que te escrevo. meu questionamento não é pra desacreditar o
vegetarianismo, já que eu mesma aderi a ele. quero apenas entender. minha irmã, vegetariana desde o início do ano, diz
que eu não devia precisar de dados nem de conhecimento algum. mas penso que vegetarianismo não é seita, que só
exige fé dos participantes. quero poder pensar no assunto com honestidade, não aceitar dogmas.
meu foco é nos animais. quero fazer coisas que realmente os salvem. continuarei sendo vegetariana
mesmo que isso não evite que as vacas sejam mortas, mas quero saber se alguma deixa de ser morta por causa
do avanço do vegetarianismo, ou se isso ainda é utopia."


De fato eu concordo com sua irmã de que a gente não precisa destes dados que te passei para entender o vegetarianismo. Importa realmente quantas pessoas são vegetarianas para que nós mesmos nos tornemos vegetarianos? O que pode ter mudado agora que sabemos quantos quilos de vaca cada pessoa come no Brasil. Você mesma disse que está no vegetarianismo pelos animais, então não é uma questão de dogma, existe uma boa razão para não comermos animais. Quando o fazemos, somos responsáveis diretos por suas mortes.

Você consegue levar à boca a carne e deixar de pensar que aquilo é o tecido de um animal? Isto é o que realmente importa, não estes números que te passei.

Recebo mensagens de pessoas que querem saber se Jesus ou Einstein eram mesmo vegetarianos. Eu respondo com minha opinião, mas na verdade o que isso importa? O que importa é que nós sejamos vegetarianos pelos motivos que nos empurrem para isto. Se ainda somos poucos é porque não estamos sendo eficientes em difundir nossa mensagem. Conto contigo para que possamos salvar mais vacas, porcos e galinhas e aí sim, fazer deste mundo um lugar melhor.

abraços

Sérgio Greif

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.123 segundos