Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO:

Re: O COMPORTAMENTO VEGANO NA SOCIEDADE 11 anos 11 meses atrás #3967

Já estava sentindo falta dos seus comentários misantrópicos Linho rs... não tiro sua razão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O COMPORTAMENTO VEGANO NA SOCIEDADE 11 anos 11 meses atrás #3968

Pois é Clécio no fundo o ideal é fazer o que o Linho disse, não ir em nada onde a alimentação vai ser de origem animal, pois as pessoas compram os alimentos de acordo com a quantidade de convidados que irão, e de certa forma ao irmos ou apenas confirmando nossa presença estamos sendo responsáveis por uma quantidade a mais de alimentos de origem animal que serão comprados para a festa! Sem contar que não da prazer nenhum de estar em um lugar vendo todo mundo comendo alimentos de origem animal e celebrando com toda essa matança.

Praticamente todas as festas que eu vou são de familiares e amigos Hindus, Hare krishna e até Jainistas (Todas religiões lacto vegetarianas) portando sempre tem alimentos de leite, agora carne não tem de nada nem de peixe e nem ovos, e eu tento aos poucos fazerem todos eles mudarem esse hábito, mas acredito que a religião cegou eles nesse lado, pois eles acham que o leite é sagrado e não tem conversa, principalmente os mais velhos. Mas tem vários também como eu que não consomem leite pois mesmo não sendo através do conceito Vegano eles tomaram essa atitude devido as vacas brasileiras serem mal tradadas e mortas enquanto que as vacas indianas não (lá quem matar uma vaca pega 10 anos de prisão). Mas de pouco em pouco consigo fazer mais pessoas atribuírem mais dos conceitos Veganos para suas vidas o que acaba sendo construtivo para mim estar nessas festas lacto vegetarianas, mas que eu não me sinto bem eu não sinto mesmo. Agora quanto às festas dos meus amigos onívoros há anos evito ao máximo de ir tanto que eles nem me convidam mais, pois mesmo sendo festa de aniversário eles sempre fazem algum churrasco também e sem contar que sempre tem bebidas alcoólicas! Melhor nem ir mesmo!

Abraços! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Clécio, Raquell

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por Felizpe.

Re: O COMPORTAMENTO VEGANO NA SOCIEDADE 11 anos 11 meses atrás #3970

Boa reflexão..

E aconteceu exatamente isso nesse fim de semana comigo.. todo mundo indo pra uma festa de aniversário onde teria churrasco, fiquei sozinho em casa, devia ter dado uma festa vegana rs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O COMPORTAMENTO VEGANO NA SOCIEDADE 11 anos 11 meses atrás #3975

Compreendo o ponto de vista de vocês e concordo. Entretanto, eu acho complicado nos esquivarmos de todo contato social (que envolva alimentação) com quem come carne, porque acho que isso cria uma barreira e um esteriótipo sobre quem é vegano, e afasta as pessoas. Eu por exemplo não tenho amigos próximos e familiares veganos e vegetarianos, somente eu e meu marido o somos. Naturalmente só o fato de se tornar vegano já impoe uma série de mudanças no nosso comportamento que de certa forma nos afasta das pessoas, se eu me recusasse a ir em confraternizações entre amigos e familiares, ficaria completamente isolada, o que não é benéfico para ninguém. Se você é tolerante acredito que as pessoas vão aos poucos se interessando sobre o assunto e isso abre naturalmente uma porta de entrada para que reflitam sobre o veganismo. Meu pai por exemplo, esses dias chegou em casa com aquele quadrinho Vegana, do instituto Nina Rosa. Ele viu pra vender e comprou por espontanea vontade, pra entender melhor. Está mudando seus hábitos alimentares, come várias vezes num restaurante vegetariano próximo do trabalho dele... tenho uma cunhada que também está começando a se interessar.... enfim, provavelmente nada disso ocorreria se nós tivéssemos nos fechado e evitado confraternizações com parentes e amigos.

Acho que precisamos ser tolerantes com os onívoros, tanto como porta de entrada pra incentivar outras pessoas ao veganismo, quanto porque comer carne é um hábito muito arraigado na nossa sociedade, as pessoas são condicionadas desde a infância e é difícil modificar esses hábitos e a consciÊncia das pessoas. Leva tempo. Ainda que seja difícil passar por isso, existe o aspecto positivo da tolerância e da compaixão com os demais, que é algo muito construtivo para todos.

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por abelha*---.

Re: O COMPORTAMENTO VEGANO NA SOCIEDADE 11 anos 11 meses atrás #3977

Realmente Abelha concordo com todo seu ponto de vista também, que nós não devemos nos isolar completamente dos onívoros pois ai como nós os impulsionaremos à mudarem, como compartilharemos nossos pensamentos com eles diretamente. Eles não buscam o conhecimento pois não é do interesse deles, mas nós podemos levar à eles alguma sabedoria. Então com certeza tem o ponto positivo!

Mas o ponto que também concordo por outro lado, é que não precisamos estar em churrascos para isso, podemos nos encontrar com nossos familiares e amigos em outras ocasiões para compartilhar o Veganismo, como num cinema, parque, passeio, um encontro em casa só pra conversar,o que não nos isola deles por completo.

Mas no fundo todo lar que irmos vai ter carne, se nós deixarmos de entrar em cada lugar que tem carne, não poderemos nem entrar num supermercado, em uma empresa para trabalhar, ou qualquer outro estabelecimento pois todos os lugares tem onívoros e carnes. Portanto quando me referi que o ideal seria não ir para nenhum lugar que contenha alimentos de origem animal, me referi mais à celebrações onde se faz churrasco, onde isso se resume em ficar assando carne o dia inteiro, o que eu acho um dos piores lugares que um vegano possa estar para o seu próprio bem estar, sem contar que quem nos vê de fora nunca vai imaginar que somos Veganos, passando assim uma má imagem de nós mesmos, pois eles pensariam: "como um Vegano que se preocupa tanto com os animais pode estar dando risada, dançando e comemorando sendo que os animais estão sendo assados na frente deles?". Como você disse Abelha com certeza não devemos nos isolar de tudo ao nosso redor, mesmo porque é impossível. Mas só acho também que devemos procurar lugares mais pacíficos para se estar e comemorar, um Natal por exemplo, é muito mais harmonioso estar celebrando num lar sem carne, mesmo com pouca gente ou até sozinho, do que estar sentado numa mesa com um leitão assado à sua frente e todo mundo comendo e dando risada. Mas no fundo querendo ou não temos que manter um equilíbrio entre os dois lados para que possamos viver nessa sociedade!

Abraços! :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: abelha*---

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re: O COMPORTAMENTO VEGANO NA SOCIEDADE 11 anos 11 meses atrás #3980

Concordo, tem que ter um equilíbrio.

Eu tbem não frequento mais celebrações em que o foco central seja carne, justamente por todos esses motivos que vc citou. Não vou mais a churrascos, por ex. Mas quase toda reunião de pessoas envolve alimento, principalmente se for em um grupo grande, por isso que digo que se esquivar de todo contato que envolva alimentação acaba isolando e criando um esteriótipo do "vegano intolerante".

Também não vou sempre comer na casa dos outros, isso na verdade é exceção; mas se tem um aniversário, uma festa, onde as pessoas sabem que somos vegetarianos, e respeitam, eu vou sim, fico longe dos alimentos de origem animal, geralmente como antes de sair de casa pra não passar fome, ou levo algo. Isso porque sei que é difícil ser vegano ou mesmo compreender o veganismo pra quem não vem de uma cultura ou tem influencia direta de pessoas próximas. Eu só virei vegana com 27 anos de idade, e fui sozinha atrás.... não é fácil.

Tenho conversado com uma série de pessoas que são onívoras e que se sensibilizam com os animais, mas que ignoram completamente o que está por trás daquilo que consomem. Por isso que comentei dos meus familiares, que são pessoas que ignoravam tudo isso e que agora estão aos poucos mudando hábitos justamente porque vêem os meus hábitos.
Fico pensando, que da mesma forma que eu ignorava todo o processo que está por trás dos nossos hábitos de consumo, seguramente eu devo ignorar tantas outras coisas de relevância na minha vida, e em outras vidas... e pensar assim aumenta minha tolerância tbem. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Felizpe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
Tempo para a criação da página:0.127 segundos