Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO:

Dieta vegana 15 anos 8 meses atrás #1614

Prezados,

sou vegetariano e tenho grande simpatia pelo veganismo.
Entretanto, tenho dúvidas quanto ao sucesso prático do veganismo nos dias de hoje.
Gostaria de algumas respostas dos veganos desta comunidade.
Não entendam como críticas, são dúvidas de fato.

Como não consumir ovos, leites e derivados se qualquer pão, massa (para macarrão, pão, bolos...) usam estes componentes. Tem meios de ser vegano e continuar tendo uma vida social?

Tenho estes questionamentos, pois, como ir a uma pizzaria se na massa desta leva ovos e leite, sem falar no queijo? Qualquer festinha, mesmo evitando carnes, entram as massas: pasteis e salgados dos mais diversos, onde, novamente, entram ovos, leite e derivados.

Como, vocês veganos, fazem para ter uma vida social?

Novamente, não é uma crítica. Tenho simpatias por esta frente. E penso seriamente em me tornar vegano em um futuro não muito distante.

Mas a parte social ainda é o principal problema. O vegetarianismo não me causa maiores problemas. Agüento as brincadeiras, e não é tão difícil cortar carne. Sempre encontramos algo sem carne e que ainda nos permita sentar a mesa com nossos amigos carnívoros. Mas ao tornar-me vegano... Isso me incomoda muito. Temo pelo isolamento...

Daí as dúvidas, e portanto, gostaria de um retorno dos mais experientes. Talvez esta dúvida não seja apenas minha. Talvez outros desta comunidade tenham este tipo de preocupação.

Um grande abraço,
Alessandro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por alexmoises.

Re:Dieta vegana 15 anos 8 meses atrás #1616

Bem respondendo:

Existem vários pães que não levam leite e ovos, alias a receita clássiva de pão é só farinha,agua e fermento e alguma gordura. O pão francês é quase sempre vegano. Digo quase sempre pois algumas padarias as vezes usam banha de porco. Mas a maioria usa gordura vegetal mesmo.

Bolos e doces podem ser feitos sem ovos e leite de vaca também. Basta substituir, para os ovos existem varias opções para o leite de vaca também, a mais facil talvez seja o leite de soja.

Sobre a questão social, digamos que você tem que estar disposto a dar sua contribuição pela causa, pelos animais e pelo planeta. Em grandes cidades hoje em dia já começam a aparecer muitos eventos onde a comida é vegana, ou pelo menos existem opções veganas. Na falta faça a sua e leve ou coma antes.

Não da para querer mudar o mundo e continuar com os velhos hábitos, em algum momento você tem que romper com o velho e abraçar o novo.

Concordo plenamente que é muito mais facil ser ovo-lacto ou lacto vegetariano. Sempre existem opções para estas duas dietas.

A questão está nos detalhes, naquilo que se sente, e em quanto se está disposto a doar e mudar. Após entrar em contato com as informações, não tem mais volta, nao da pra ficar mais dentro da Matrix sem se tornar conivente.

Nenhum vegano é santo, longe disto. Apenas para a maioria de nós é impossível conviver com a noção de que estamos causando sofrimento ao consumir um queijo ou algo que tenha ovo, simplesmente não dá mais.

Quando se atinge este estágio não há mais volta, tem que se mudar. Se torna impossível fechar os olhos.

Tudo é um processo, largar a carne pode ser apenas o 1o passo. Depende de você.

Este site existe para auxiliar a todos neste processo. Principalemnte na questão social. Por isso temos sistema de comunidades, calendário de eventos, fórum. Para que as pessoas vejam que não estão sós nesta. Isto ajuda a dar força.

Todos são bem vindos aqui, onívoros, ovo-lactos, lactos e veganos. Acreditamos que todos podem se unir, esta causa não é de ninguém, é de todos, é do planeta. Se humanos e animais não aprenderem a viver em harmonia, ambos serão destruidos.

Não espere que os governos tomem a iniciativa. Depende de nós fazer isso, cada um é importante. ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Ultima edição: por vegano.

Re:Dieta vegana 15 anos 8 meses atrás #1621

Tem razão caro Vegano, depende de cada um de nós. Espero que minha decisão pelo vegetarianismo seja apenas o primeiro passo. Acho que não abracei esta causa tão nobre de tentar mudar o mundo, mas vou procurar fazer minha parte. Minha decisão foi estritamente pessoal, se os outros quiserem continuar com os hábitos carnívoros, devemos ter paciência. Acho que idéias assim, como esta, demoram a se proliferar na comunidade em geral. Mas quando chega é pra ficar. Assim ocorre com a Democracia, os Direitos Humanos, os Direitos do Consumidor... Uma vez na cabeça do povo, não sai mais. Mas demora pra acontecer, é preciso tempo e paciência...
Alçar vôo e jogar o pouco de água que pudermos carregar pra apagar o incêndio pode ser nossa missão atual.
Mas é trocando idéias com quem já está nessa há mais tempo que aprendemos e nos aprimoramos. Mas, é isso... Dei o primeiro passo! O primeiro de uma longa jornada!

Saudações e um grande abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Dieta vegana 14 anos 11 meses atrás #1901

Realmente, sempre fui contra ao maltrato a animais e quando pesquisando sobre o assunto passei a ver esse maltrato por um ângulo diferente, a exploração dos animais, passei uns dois dias pensando muito no assunto e não consegui mais olhar para os alimentos da mesma forma, virei vegana do dia pra noite, sei que deveria ser um processo lento, mas não consigo mais olhar para a caixinha de leite da parmalat e nem para um pedaço de queijo com os mesmos olhos! Todos ao meu redor me consideram maluca, mas paciência, nunca vi uma maneira de poder ajudar os animais desse planeta, mas agora eu encontrei! :lol:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Dieta vegana 14 anos 11 meses atrás #1902

  • Rath
  • Avatar de Rath
  • Postagens: 51
Tenho o mesmo problema. A questão social é a dificultante mor.

Em casa, vegano 100%. Não há nada de origem animal na minha geladeira, despensa ou banheiro.

Mas quando saio com amigos, ou vou à casa de algum, essa parte se torna difícil. Não só na parte alimentar (acho um pouco anti-social comer antes de um jantar na casa de um amigo, ou levar minha própria comida), mas se vou lavar as mãos lá, o produto é normalmente de origem animal...

Obviamente o objetivo é chegar em algum momento onde não existam mais produtos de origem animal. Mas por enquanto, o que consigo fazer é: nada em casa, na rua abro excessão ovo-lacto apenas se não há outra opção.

Quanto às brincadeiras que temos de aguentar, achava uma boa abertura para iniciar uma conversa sobre. Mas já percebi que não adianta, pois eu falando não é a mesma coisa que alguém com um título de doutorado no assunto... então fecho as brincadeiras com: só aceito críticas de quem assiste os vídeos que passei (A Carne é Fraca, Terráqueos e Uma verdade MAIS QUE inconveniente). ;)


Depois dessa parede de texto, fica a dica: começe sendo vegano em casa!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Dieta vegana 14 anos 11 meses atrás #1905

Oi Rath!

Pois é, apesar de ter virado vegana há pouquissimo tempo, o preconceito já aparece, esse final de semana falaram que eu não batia bem da cabeça só porque liguei para uma empresa de cosméticos para perguntar se seus produtos tinham origem animal ou se eram testatos em animais!

Ou explicando para umas meninas do curso o porque de minha posição, percebi a troca de olhares entre elas, como se estivessem dizendo "mas que louca"!

E quanto a comida na casa dos outros, vou dar uma de mau educada mesmo e levar minha comida, rsrsrsrs

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Tempo para a criação da página:0.137 segundos