Skip to main content
Bem-Vindo, Visitante
Nome de usuário: Senha: Lembrar-me
  • Página:
  • 1

TÓPICO:

Empresa de transgênicos impede publicação da carti 14 anos 8 meses atrás #2015

  • Rath
  • Avatar de Rath Autor do Tópico
  • Postagens: 51
(Fonte: www.ecodebate.com.br/2009/07/30/empresa-...-olho-do-consumidor/)


Uma cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia teve sua distribuição impedida. A cartilha “O Olho do Consumidor”, que conta com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do “Selo do SISORG” (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.

O livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, foi objeto de uma liminar de mandado de segurança, fruto de ação movida pela transnacional Monsanto, que impediu sua distribuição. Setores do Ministério ligados ao agronegócio também não ficaram contentes com as informações contidas na cartilha. O arquivo foi inclusive retirado do site do Ministério.

A proibição se deu por conta do item 5 da página 7 (imagem ao lado), onde se lê: “O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies”.

Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força, o MST se junta a todos aqueles que estão distribuindo eletronicamente a cartilha. Se você concorda com esta idéia, continue a distribuição para seus amigos e conhecidos.

A cartilha está circulando na internet. Leia e divulgue:
www.aba-agroecologia.org.br/aba2/images/...cartilha_ziraldo.pdf

Matéria originalmente publicada pela ADITAL, Agência de Informação Frei Tito para América Latina.

EcoDebate, 30/07/2009



Isso chega a ser inconstitucional!!!

O Direito à Liberdade, assegurado pela Constituição Federal, abrange o Direito à Informação.
Cito dois incisos do artigo 5º da CF:

"XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;

XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado"

(Fonte: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituic...3%A7ao_Compilado.htm)

É inacreditável!
Monsanto-do-pau-ôco!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Empresa de transgênicos impede publicação da carti 14 anos 8 meses atrás #2022

  • Rath
  • Avatar de Rath Autor do Tópico
  • Postagens: 51
O fechamento do ciclo da máfia, via lei:

"Ao comprar sementes transgênicas, qualquer cliente é obrigado a assinar um acordo que limita o que pode ser feito com as sementes (se você instalou algum software recentemente, saberá reconhecer o conceito de acordo de licença do usuário final). Acordos são considerados necessários para proteger os direitos de propriedade intelectual das empresas, e eles justificadamente proíbem a replicação dos aprimoramentos genéticos que tornam estas sementes únicas. Mas empresas de biotecnologia como a Monsanto, a Pioneer e a Syngenta foram além. Por uma década seus acordos de usuários vêm explicitamente proibindo o uso de sementes para qualquer pesquisa independente. Sob a ameaça de litígio judicial, cientistas não podem testar uma semente para explorar as diferentes condições sob as quais ela prospera ou falha. Eles não podem comparar sementes de uma companhia com aquelas de outra empresa. E talvez mais importante, eles não podem examinar se lavouras transgênicas apresentam efeitos ambientais colaterais inesperados.

Pesquisas sobre sementes transgênicas ainda são publicadas, é claro. Mas somente estudos que recebem a aprovação das empresas de sementes são aceitos para publicação em periódicos científicos. Em muitos casos, experimentos que receberam um aval implícito das sementeiras para seguir adiante tiveram posteriormente sua publicação bloqueada porque seus resultados não eram positivos sob a ótica das empresas. “É importante compreender que não se trata apenas de uma recusa geral para todos os pedidos de pesquisa, o que já seria ruim o bastante, mas sim de recusas e permissões seletivas baseadas na percepção das indústrias sobre o quão ‘amigável’ ou ‘hostil’ um cientista em particular pode ser em relação à tecnologia [de aprimoramento genético]”, escreveu Elson J. Shields, um entomologista da Universidade de Cornell (EUA)"

Fonte: www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com...ask=detalhe&id=24450


Pior é saber que são empresas sem o menor escrúpulo, sem a menor responsabilidade com o meio ambiente e os clientes (vide histórico dessa empresa). E estão colocando produtos com tecnologia nova, sem permitir pesquisas dos impactos desses...

Prepare-se, dias piores virão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Empresa de transgênicos impede publicação da carti 14 anos 7 meses atrás #2078

  • Rath
  • Avatar de Rath Autor do Tópico
  • Postagens: 51
Decreto de Lei número 4.680 de 24 de abril de 2003:

Art. 2o Na comercialização de alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados, com presença acima do limite de um por cento do produto, o consumidor deverá ser informado da natureza transgênica desse produto.

(Fonte: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4680.htm)

Mais uma informação importante, que eu não sabia.

Claro que não sabia... não está sendo atendido este DECRETO.

Seis anos em vigor e eu nunca vi um aviso de origem transgênica em nenhum produto que até hoje comprei ou olhei para a embalagem em algum supermercado...

Com a devida liçensa artística:

"Brasil!
Meu Brasil Brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingá
O Brasil do meu amor
Terra da Mãe Joana..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Re:Empresa de transgênicos impede publicação da carti 12 anos 5 meses atrás #2717

Rath escreveu: Decreto de Lei número 4.680 de 24 de abril de 2003:

Art. 2o Na comercialização de alimentos e ingredientes alimentares destinados ao consumo humano ou animal que contenham ou sejam produzidos a partir de organismos geneticamente modificados, com presença acima do limite de um por cento do produto, o consumidor deverá ser informado da natureza transgênica desse produto.

(Fonte: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4680.htm)

Mais uma informação importante, que eu não sabia.

Claro que não sabia... não está sendo atendido este DECRETO.

Seis anos em vigor e eu nunca vi um aviso de origem transgênica em nenhum produto que até hoje comprei ou olhei para a embalagem em algum supermercado...

Com a devida licensa artística:

"Brasil!
Meu Brasil Brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingá
O Brasil do meu amor
Terra da Mãe Joana..."


MAS QUEM FAZ A FISCALIZAÇÃO? ALIÁS, COMO É FEITA ESTA FISCALIZAÇÃO? É APENAS 1%, FICO IMAGINANDO SE ELES NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO ALGUNS PORCENTOS A MAIS...:dry:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

  • Página:
  • 1
Tempo para a criação da página:0.146 segundos